Home Cidade

Araraquara tem a marca mais fria dos últimos 50 anos: três graus

Se havia um record em Araraquara para ser quebrado podemos dizer que era o da temperatura: o frio que avançou desde a Argentina aqui chegou com a promessa de 2°. Mas, ficou em 3°, com sensação térmica de até 1,5° em regiões mais altas do município

600
O frio ainda vai persistir na região por mais algum tempo

A temperatura nesta madrugada de sexta-feira (30) chegou aos 3° com a sensação térmica de pelo menos 1,5°, talvez a mais baixa nos últimos 50 anos. A marca já era prevista pelos serviços de meteorologia, desde a segunda-feira (26), quando uma intensa frente fria avançou pelo sul do país e norte da Argentina, prevista para chegar no Mato Grosso do Sul na madrugada de terça-feira (27), a partir da divisa com o Paraguai, e durante a tarde, ao estado de São Paulo, a partir da divisa com o Paraná.

Explicações técnicas apontavam que esta frente fria, promovida por um ciclone extratropical ao largo da costa norte da Argentina, provocaria instabilidade no temponos dois estados, favorecendo pancadas de chuva especialmente no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul e também na faixa sul de São Paulo e litoral (Vale do Paranapanema, Vale do Ribeira, litoral sul e Baixada Santista). Foi o que realmente aconteceu.

Araraquara, por volta da uma hora da madrugada desta sexta já pontuava 4,5°, atingindo três horas depois os 3°, um a mais do previsto, já considerada então como a mais fria das últimas décadas, suplantando a marca anterior de 3°.