Home Cidade

Árvore centenária desaba na Praça de São Geraldo na madrugada

Moradores do bairro reclamam do descaso que o município dispensa a Praça de São Geraldo e lamentam que a falta de manutenção é uma das causas para a queda constante de árvores, também afetadas pela idade.

207
Árvore centenária desmontou sobre uma outra mais nova durante a chuva na madrugada desta segunda

As chuvas torrenciais na madrugada desta segunda-feira (26) em Araraquara, causaram a queda de duas árvores, uma delas centenária na Praça da Igreja do São Geraldo, um dos bairros mais antigos e tradicionais da cidade pela sua beleza.

Segundo moradores daquela região elas desabaram por volta das 5 horas da madrugada: “O barulho foi muito forte, deu pra gente escutar e chovia muito naquela hora”, comentou nesta manhã, um destes moradores.

Uma destas árvores tinha aproximadamente 100 anos, plantada praticamente quando o bairro começou a se formar e também por ocasião da construção da capela que posteriormente originou a construção da igreja. Já uma outra árvore que caiu por conta da outra que estava próxima data dos anos 60 quando a praça começou a ser revitalizada e a igreja reformada. A mais nova já estava condenada pelo cupim e houve pedido para sua retirada.

As árvores da praça existente no bairro têm sofrido por conta da idade e principalmente pela falta de manutenção; houve período que o local com o chafariz em funcionamento tornou-se cartão postal da cidade, porém nos últimos anos – a praça caprichosamente cuidada pelo então prefeito Valdemar de Santi vive situação de abandono, comentou o morador do bairro.

Não faz muito tempo uma seringueira acabou caindo e face o seu porte alcançou durante a queda uma residência no outro lado da rua. Parte do tronco da árvore ainda está exposto causando um aspecto nada bom para a praça.

Uma das árvores da queda registrada nesta segunda-feira, atingiu um poste de iluminação e quase caiu sobre o ponto de táxi. Não houve feridos: era madrugada e chovia.