Home Destaques

Casa Brasil e Nova Amarelinha, tradição do comércio, encerram atividades

Araraquara perdeu com a pandemia mais de mil estabelecimentos comerciais, o que já era de se esperar por causa da pandemia. A antiga Casa Brasil com cerca de 70 anos e a Amarelinha que começou na Rua São Bento são empresas que dignificaram a história comercial da cidade.

1171
Casa Brasil, uma história de 70 anos

Impactadas pela situação econômica do país, antes mesmo de ser anunciado o fim da pandemia, duas tradicionais lojas de Araraquara, decidiram encerrar suas atividades, uma delas a Casa Brasil, fundada nos anos 50. A outra, a Amarelinha, tem um passado mais recente, cerca de 10 anos, contudo ambas tiveram papel importante no processo de desenvolvimento do município.

A Casa Brasil ao longo do tempo sempre se apresentou como uma loja tradicional, especializada em presentes, artigos para decoração e utensílios domésticos. Também auto se afirmava como um estabelecimento que procurava alinhar bom gosto, sofisticação e qualidade a um atendimento impecável.

Fundada pela Família Lopes, a Casa Brasil em sua história – atravessou inúmeros períodos de instabilidade econômica do país; um deles por volta dos anos 80 quando foi negociada com a Família Marçola, também de grande influência no comércio araraquarense. Seus primeiros sócios-proprietários chegaram a construir um prédio gigantesco na Avenida José Bonifácio esquina com a Rua Carvalho Filho, porém os planos econômicos afetaram até mesmo sua mudança que não chegou a ocorrer. Atualmente funciona no local a Justiça do Trabalho.

Já com a Família Marçola a Casa Brasil passou por diversas transformações, reformulou seu espaço físico, criou novos departamentos como a sessão de cama e banho, além de disponibilizar para os seus clientes serviços exclusivos como as Listas de Casamento, Bodas, Chá bar e outros. Ela também tinha uma parte destinada a pequenos implementos e ferramentas.

Já no Natal do ano passado em suas páginas nas redes sociais a loja lastimava as dificuldades encontradas durante o ano de 2020: “Nós da Casa Brasil agradecemos a sua parceria durante esse ano difícil em que vivemos! Esperamos que suas festas sejam lindas e conscientes para que no próximo ano tudo se normalize  Feliz Natal de toda equipe Casa Brasil!”

Neste ano a empresa foi diminuindo suas publicações nas redes sociais e a última se deu no final de outubro; era o sintoma do encerramento das atividades de uma das mais queridas lojas de decorações da região.

A NOVA AMARELINHA

A Amarelinha, primeiro na Rua 3, agora na Rua 2

A Nova Amarelinha nasceu em abril de 1997 com o nome de Utilidades99 mas ficou conhecida mesmo como a “A Amarelinha da Rua 3”; em setembro de 2008 a empresa mudou para o atual endereço na Rua 9 de Julho 345, numa loja ampla com 700m², toda climatizada, dividida em vários setores com milhares de itens – plásticos, alumínios, talheres, utilidades domésticas, brinquedos, ferramentas e até alimentos.

A loja faz parte de um cenário estatístico bastante preocupante: a pandemia do novo coronavírus no Brasil provocou o fechamento de 522,7 mil empresas de um total de 1,3 milhão que encerraram suas atividades, temporária ou definitivamente, na primeira quinzena de junho. Os dados são os primeiros resultados da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dentro deste cenário o campo de trabalho perde pouco mais de 70 vagas em Araraquara.