Home Cidade

Cidade lamenta falecimento de “dona Isabel”, do Mercadinho São Luís

Como empresária Isabel Segunda Scarmin se transformou em uma pessoa conhecida e respeitada no Santa Angelina por cerca de 50 anos. Ela está sendo sepultada nesta terça-feira no Cemitério São Bento.

4044
Isabel, sempre rodeada de amigos e disposta a contar histórias que fizeram parte da sua vida

Está sendo sepultada nesta terça-feira (25), Isabel Segunda Scarmin, 79 anos, conhecida comerciante do Bairro de Santa Angelina. Chamada carinhosamente por “dona Isabel”, ela faz parte de uma Araraquara emergente dos anos 60, tendo guardado em suas lembranças a doce recordação de um bairro em que ela sempre acreditou como um dos mais prazerosos para morar.

“Eu vi esse bairro crescer”, dizia ela as pessoas, orgulhosa em possuir uma convivência ampla com uma das regiões mais importantes da cidade. Foi conhecendo gente e fazendo amizades que Isabel construiu uma clientela que tornou seu pequeno mercado em importante fonte de riqueza para a economia do município.

Temperamento forte e atitudes justas teve em sua vida a experiência necessária para servir de conselheira as inúmeras pessoas que entravam e saiam no seu estabelecimento. Uma espécie de “mãezona” que o tempo se encarregou de torná-la em uma conselheira ou quem sabe uma “psicóloga urbana” em que todos depunham fé.

O Mercadinho São Luís, no Santa Angelina

Nascida em Boa Esperança do Sul, dona Isabel veio pra cidade saindo das colônias de cana de açúcar; seu primeiro emprego foi na Loja do Brondino, uma das mais conhecidas da época no centro antigo de Araraquara. Por volta de 1960 decidiu abrir um pequeno mercado ou empório, com apenas uma portinha na Rua Armando de Salles Oliveira, 1237.

Viúva de Armando Caldeira, Isabel adquiriu forças para dar formação as suas filhas Angelita e Amanda, que assumiram algum tempo o controle do mercado, hoje referência no Santa Angelina. Além das filhas, deixa dois netos e uma bisneta. Neste período de  pandemia ela manteve afastada das suas atividades, contudo adoecida, foi vítima de uma pneumonia que acabou ceifando sua vida.

O velório foi realizado nesta manhã e o sepultamento ocorre às 13h30 no Cemitério São Bento. Os sentimentos do RCIA ARARAQUARA.