Home Cultura e Lazer

Com caminhada, Araraquara marcou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Concentração foi no Paço Municipal na manhã deste domingo, indo depois em direção ao Parque Infantil pela Rua 9 de Julho, onde foram realizadas atividades de recreação.

84
Caminhada em direção ao Parque Infantil

A caminhada “Mais informação, menos preconceito”, que celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, foi realizada neste domingo (02) no Paço Municipal e encerramento no Parque Infantil, onde atividades de recreação já estavam aguardando o público. O evento é organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), com o apoio da Prefeitura de Araraquara, através da Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular e o Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”.

 O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi estabelecido mundialmente em 2007, com o objetivo de difundir informações para a população sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. A caminhada acontece em nosso município desde 2017 e neste domingo foi cumprida mais uma edição.

Em Araraquara, a caminhada é realizada todo ano, para dar mais visibilidade ao tema e à data, disseminando informações e reduzindo o preconceito e a falta de informação sobre o autismo. Nos anos de 2020 e 2021, não foi realizada por conta da pandemia de Covid-19, mas a conscientização sobre a importância da data foi feita através das redes sociais.

Logo cedo o prefeito Edinho destacou a importância da data: “O autismo sempre foi uma pauta importante para nosso governo. Lembro-me que essa foi uma das primeiras agendas que fiz quando assumi a prefeitura em 2017. Na nossa pauta aquele dia, nessa agenda com mães e pais de crianças autistas, estava a importância da implementação de políticas públicas direcionadas.

O prefeito comentou que assumiu o compromisso e cumpriu a criação do Centro de Referência do Autismo, o primeiro com atendimento SUS no estado. “Claro que ainda temos muito o que caminhar. Na administração pública não existem saltos. Existe construção cotidiana. E hoje, mais uma vez, na tradicional caminhada pela conscientização do autismo, nós reafirmamos nosso propósito de, juntos, continuarmos lutando por melhorias nas mais diversas vertentes por uma sociedade realmente mais igualitária, justa e sem preconceitos”, argumentou.

 Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a estimativa é de que 70 milhões de pessoas convivam com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. O transtorno é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento. As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas, quando diagnosticado precocemente, existem mais chances de melhora do quadro e do desenvolvimento da criança.

 SIMPÓSIO

Ainda para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, será realizado neste dia 4 de abril o I Simpósio Municipal “A mudança começa pela inclusão! – Transtorno do Espectro Autista, Políticas Públicas de Atendimento e Garantia de Direito”, cujas inscrições já foram encerradas. O evento, que vai ocorrer no Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara (FCLAr/Unesp), é uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio do Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior” e a Escola de Governo do Município de Araraquara, em parceria com a Unesp.

O DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO