Home Destaques

Crime de Américo: Polícia prende em Santa Bárbara d’Oeste – Luan, o assassino de Romilda

As investigações não descartam a possibilidade do envolvimento de mais uma pessoa no crime da funcionária da Lupo. O autor foi preso neste sábado, quase noite, em Santa Bárbara d'Oeste, levado pelo pai durante a madrugada para permanecer na casa de uma tia. Ele era vizinho da vítima e entre os dois já havia ocorrido um desentendimento.

1599
Movimentação policial na Delegacia de Polícia de Santa Bárbara d'Oeste na noite desta sábado, onde Luan permaneceu preso por várias horas, sendo depois levado para Sumaré (Foto: Rafael Rezende)

O delegado Jesus Nazaré Romão, deve ouvir nesta segunda-feira (7) quem as autoridades policiais já apontam como o autor do bárbaro crime ocorrido em Américo Brasiliense nesta sexta-feira (5), por volta das 5h da madrugada. É bem provável que ainda nesta segunda, Romão faça uma coletiva com a imprensa para apresentar os detalhes do crime. O assassino Luan Henrique Soares Pereira, foi preso por policiais militares de Santa Bárbara d’Oeste, tendo sido levado pelo próprio pai na madrugada de sábado para ficar escondido na casa de uma tia, apurou o RCIA.

Já o corpo de Romilda Beltrão Reis, 37 anos,  após passar pelo Instituto Médico Legal de Araraquara foi liberado para ser sepultado em Ipirá, na Bahia. O município dista 45 km de Pintadas, terra natal da vítima no nordeste.

Na madrugada de sexta-feira (5), saiu de casa para trabalhar na fábrica de Meias Lupo, sendo atacada pelo seu vizinho, um drogado conhecido como Luan, preso neste sábado a tarde em Santa Bárbara d’Oeste, 36 horas depois de cometer o crime.

De acordo com o doutor Romão que vem acompanhando o caso considerado como latrocínio pois – a bolsa e os sapatos de Romilda desapareceram, Luan tem 23 anos e vivia constantemente em conflito com a vítima. Desde o início das investigações as suposições de que Luan seria o assassino eram bem grandes, no entanto, a prisão não se deu antes por conta de que havia fugido da cidade e circulava por Santa Bárbara d’Oeste, 132 km de Araraquara, na região de Piracicaba.

Outro detalhe que pesou na desconfiança da polícia sobre Luan, de 23 anos, é o seu histórico policial, pois tem inúmeras passagens por causa do seu envolvimento com drogas. Daí a expedição de mandado de prisão, neste sábado, contra o criminoso. Além disso vários atritos já teriam acontecido entre os dois vizinhos: a polícia vivia no encalço do drogado que se reunia com amigos em sua casa e Luan vivia comentando que – quem chamava a polícia era Romilda.

Romilda, deixou três filhos, sendo dois do primeiro casamento

Logo na madrugada de sexta-feira, momento em que a vítima saia para o trabalho, segundo consta Luan já havia planejado matar a mulher, ficando escondido num lugar que sabia – ser o caminho costumeiro de Romilda para apanhar o ônibus. Câmeras do sistema de monitoramento também mostram o momento que o assassino aguarda a passagem da mulher e o golpe que lhe foi dado – uma espécie de mata leão, golpe de estrangulamento usado nas artes marciais japonesas, realizado pelas costas do oponente.

Imobilizada e desfalecida, Luan teria arrastado a mulher por cerca de 300 metros, desaparecendo nesta trajetória a bolsa que continha documentos e algum dinheiro, além do calçado que a mulher usava. Os policiais chegaram a comentar que – a violência praticada na morte de Romilda foi muito grande, pois além do estrangulamento ela também foi atingida por tijoladas, elevando o grau de perversidade.

O doutor Romão, delegado de polícia, ao ouvir o suposto assassino nesta segunda-feira, deverá esclarecer se o criminoso agiu sozinho ou contou com ajuda de algum outro amigo drogado que circula entre os bairros São José e Santa Terezinha. Esta hipótese não estaria descartada.

COMO ACONTECEU A PRISÃO

Foi em Santa Bárbara d’Oeste que policiais da Força Tática do 19° BPM/I prenderam na tarde deste sábado (5), o jovem de 24 anos suspeito de matar Romilda, na madrugada de sexta-feira em Américo Brasiliense.

Segundo informações da Polícia Militar, a equipe tática recebeu informações de um mandado de prisão expedido contra um homem, que havia assassinado uma mulher e abandonado o corpo em uma estrada de terra nas proximidades da residência da vítima, e que ele estaria na região do bairro Parque do Lago, em Santa Bárbara d’Oeste.

Após prisão de Luan, policiais militares conversam em frente da delegacia (Foto: Rafael Rezende)

A equipe intensificou o patrulhamento na região e cerca de 20 minutos após receber as informações, os militares avistaram um homem saindo de dentro de uma mata no fim do bairro, ao notar a presença da viatura ele tentou retornar para dentro da mata e foi abortado. Ele era Luan, apontado como assassino de Romilda.

O rapaz informou seu nome e após ser consultado foi confirmado o mandado de prisão contra ele; ao ser questionado o jovem informou que apenas conhecia a mulher pois moravam na mesma rua e que nada havia feito com a vítima.

Segundo os policiais, o rapaz informou que veio de carona com seu pai e que chegou no bairro por volta das 01h da manhã, para ficar na casa de uma tia. A equipe foi até a casa da suposta tia, neste sábado à noite, que confirmou o parentesco e que sabia que ele estava na região, porém não por qual motivo.

Luan foi levado para o Centro de Detenção em Sumaré (Foto: Rafael Rezende)

O rapaz foi encaminhado até o plantão policial de Santa Bárbara onde após o registo da ocorrência, permanece preso a disposição da Justiça, na cadeia pública de Sumaré. (Informações Policial Padrão)