Home Cidade

Edinho reassume prefeitura após tirar uma semana de recesso

O recesso tirado pelo prefeito Edinho por sete dias ocasionou surpresa, especulações e coincidências, pois aconteceu justamente na semana em que os rackers araraquarenses foram presos pela Polícia Federal.

673
Edinho desmente qualquer contato com Walter Delgatti Neto

O afastamento inesperado do prefeito Edinho Silva na semana passada, sem que houvesse qualquer comunicado ou nota oficial da Prefeitura, causou estranheza por conta da prisão de Gustavo Henrique Santos, Suelen Priscila Oliveira, Walter Delgatti Neto e Danilo Marques, os rackers araraquarenses presos na Operação Spoofing, suspeitos de invadir celulares de autoridades brasileiras. Neste período ninguém ousou dizer o paradeiro do prefeito; a resposta era simples – “está viajando”.

Já na sexta-feira (19), Edinho Silva já não estava trabalhando, como conta a jornalista Madeleine Lacsko, da Gazeta do Povo, jornal sediado em Curitiba, que o procurou na Prefeitura Municipal para falar sobre o caso: “O prefeito da cidade, Edinho Silva, infelizmente está em uma licença – não sei se formal ou informal. Está, no momento, sendo representado pelo vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Netto. Foi uma pena não poder encontrar com ele, que foi o chefe da Secretaria de Comunicação de Dilma Rousseff e, com certeza, teria observações muito interessantes sobre a segurança digital das autoridades no Planalto”, comentou a jornalista em sua matéria.

Atendendo questionamento feito pelo RCIARARAQUARA nesta terça-feira (30) a Secretaria Municipal de Comunicação emitiu nota explicando: “O prefeito Edinho não tirou licença. Ele tirou uma semana de recesso como todos os demais prefeitos de Araraquara sempre fizeram, inclusive, em períodos superiores. Ele próprio sempre teve direito a recessos quando exerceu os mandatos de prefeito de 2001 a 2008. Descanso é um direito constitucional de todos os trabalhadores brasileiros. No caso do Chefe do Executivo, a Lei Orgânica Municipal lhe dá esse amparo legal – Secretaria Municipal de Comunicação”.

De acordo com a imprensa antes de Delgatti conversar com a ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB), intermediária entre o hacker e o jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept, ele teria procurado Edinho Silva a pedindo do ex-candidato a presidente Fernando Haddad. Edinho desmentiu tal versão por “não acreditar no hacker”.

O prefeito retoma suas atividades nesta quarta-feira (31) participando do programa Prefeitura nos Bairros, que será aberto oficialmente por ele às 9h, na Emef Henrique Scabello, do Jardim das Hortênsias.