Home Cultura e Lazer

Edvaldo Santana e banda tocam no Sesc Araraquara nesta sexta (27)

Repertório autoral faz um passeio pelo samba, jazz, blues, xote, salsa e reggae; ingressos são gratuitos

162
Artista tem mais de 40 anos de carreira. (Foto: Divulgação)

O cantor e violonista Edvaldo Santana apresenta-se nesta sexta-feira (27/05), às 20h, no Espaço Garimpo do Sesc Araraquara. No repertório, o público vai poder ouvir clássicos de sua obra, como “Caximbo”, “Choro de Outono”, “Samba de Trem”, “Quando Deus quer até o diabo Ajuda”, entre outras. Também estão no cardápio canções dos seus mais recentes singles: “O Meu Tio” e “Eu Quero é Mais Humanidade” que dá título ao espetáculo.

Santana conta com a companhia de Luiz Waack na guitarra, Reinaldo Chulapa no baixo, Leandro Paccagnella na bateria e Adriano Magoo no teclado e sanfona. Juntos, os músicos realizam um passeio pelo samba, jazz, blues, xote, salsa, reggae. Vale lembrar que para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto.

Edvaldo começou a trabalhar aos 12 anos e, aos 20 anos, já tinha a música como profissão. Com sua primeira banda, a Caaxió, depois batizada de Matéria Prima, chegou a ter dez canções censuradas em um show no Teatro de Arena, em 1974.

Conectado com movimentos universitários, sempre se envolveu com o lado social e percorreu Brasil afora, acompanhando as primeiras ocupações do que viria a ser o Movimento Sem Terra (MST).

A voz rasgada o aproximou do blues, marcante em seu trabalho desde o primeiro disco solo, em 1993. O cantor cresceu ouvindo nomes como Gonzagão, Jackson do Pandeiro, Pixinguinha, Waldir Azevedo e toda a pluralidade musical dos anos 1960 e 70.