Home Cidade

Eliana Honain receberá ‘Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania’ no Rio de Janeiro

Homenagem será prestada no dia 13 de dezembro através do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz, pela condução do município na pandemia

95
Eliana Honain anuncia as novas medidas

A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, será homenageada com o Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania, concedido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc-SN), representando as enfermeiras e técnicos em enfermagem e a luta dos municípios na pandemia de Covid-19. 

Criado pela Asfoc-SN no ano de 2004, o Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania tem por objetivo preservar a inquestionável obra e memória de Sergio Arouca na defesa da saúde pública no País e também valorizar ações de nossa sociedade que visem, da mesma forma, a garantia de direitos e bem-estar social.

Eliana Honain, que recebeu o convite nesta semana, disse estar honrada com a homenagem e destacou o trabalho desenvolvido pelos servidores públicos da Fundação Oswaldo Cruz na luta pela saúde pública.

“É uma honra ser lembrada para essa homenagem, que é tão significativa. A Fiocruz e seus servidores são reconhecidos mundialmente por associarem a ciência às necessidades da saúde pública”, afirma ela. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho árduo desenvolvido no nosso município há quase 2 anos, com a participação de uma cidade inteira e deste governo municipal como um todo, liderado com muita coragem e determinação pelo prefeito Edinho. Vou receber essa homenagem em nome de toda a minha equipe e das equipes das demais secretarias que estão, ao longo de um ano e nove meses, lutando contra o coronavírus e pelo controle da pandemia”, afirma a secretária de Saúde.

Na mesma ocasião, segundo a Asfoc-SN, também acontecerá a concessão da Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos. Em 2001, o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz criou a Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos, a qual é oferecida a pessoas, projetos, coletivos, movimentos sociais ou instituições que se destacaram na luta pela atenção social e defesa dos direitos humanos em nosso país.

A cerimônia ocorrerá no próximo dia 13 de dezembro, às 10 horas, ao lado do Castelo da Fiocruz, no Rio de Janeiro.