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Governo de SP decide “frear” por enquanto, os novos pedágios da Washington Luís

Não há previsão de instalação de novas praças de pedágio em pelo menos 600 quilômetros de cinco rodovias paulistas, uma delas a Washington Luís que passa por Araraquara. Sem pedágio não há investimento para a região central, como a terceira faixa da rodovia e a construção de marginais.

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Governo disse que ainda não há previsão de pedágio entre Araraquara e São Carlos

O governador Rodrigo Garcia liberou nesta segunda-feira (2) a concessão do Lote Noroeste, em São José do Rio Preto, com recursos de R$ 12,4 bilhões, sendo R$ 8,4 bilhões em investimentos e R$ 4 bilhões em operação. O lançamento do novo edital proporcionará novas intervenções para atender às demandas da população da região e inovações tecnológicas, além da redução de tarifas nos pedágios existentes.

“Eu anuncio aqui a relicitação da Washington Luiz, com a redução de 15% do valor do pedágio e com a inclusão de obras importantes como a marginal da rodovia daqui de São José do Rio Preto, desafogando o tráfego urbano”, disse Rodrigo Garcia.

A concessionária vencedora do leilão, previsto para ser lançado na primeira quinzena de junho, assumirá aproximadamente 600 quilômetros de cinco rodovias (SP 310, SP 333, SP 326, SP 351 e SP 323), por um período de 30 anos. Não há previsão de instalação de novas praças de pedágio.

A base tarifária atual será reduzida em cerca de 10%, com desconto adicional de 5% para os veículos com tag (pagamento automático). Uma parte dos motoristas também poderá optar pela adoção do sistema de descontos progressivos na tarifa para usuário frequente (DUF), modalidade criada para diminuir o custo da viagem a quem faz várias passagens pela praça de pedágio no mesmo mês. Os descontos tarifários progressivos, que variam de 15% a 83% de acordo com a frequência de uso, estarão disponíveis para todos que optarem pelo pagamento eletrônico das tarifas.

Durante o Governo na Área, também foi liberada a licitação para o recapeamento da Rodovia Euclides da Cunha (SP 320), pelo programa Estrada Asfaltada. Com investimento de R$ 190 milhões, a obra irá recuperar 184 quilômetros de via, do km 453,7 até o km 637,7. Administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a rodovia tem grande importância à economia nacional em razão da sua localização geográfica.

Rodrigo Garcia liberou ainda a contratação do projeto para a implantação do macroanel em São José do Rio Preto. O empreendimento terá pista dupla, beneficiando diretamente 37 municípios e 12 rodovias, sendo três vicinais. O valor previsto é de R$ 12 milhões para o projeto funcional e R$ 1,2 bilhão para a obra.

Por outro lado, o Governo de São Paulo, não confirmou os investimentos que haviam sido anunciados para a Washington Luís envolvendo diretamente Araraquara e São Carlos, na região central. Seriam aplicados R$ 234 milhões em aportes para a construção de marginais e a terceira faixa em 51 km da rodovia. Como não haverá mais o pedágio no KM 255, também não haverá investimento com uma terceira pista.