Home Destaques

Hacker de Araraquara está em Brasília para ser ouvido pela PF, mas vai se manter calado

Vermelho chegou ligeiramente atrasado para seu depoimento na Polícia Federal, mas orientado pelo seu advogado Ariovaldo Moreira deverá se manter em silêncio sobre seu envolvimento com a deputada Carla Zambelli.

39
O hacker entrando na sede da Polícia Federal em Brasília no começo da tarde (Foto: Reprodução/TV Globo)

Walter Delgatti Neto, o Vermelho, que ficou conhecido como o hacker de Araraquara, já está em Brasília desde o início da tarde desta quarta-feira (16). Ele vai permanecer à disposição da Polícia Federal para uma série de depoimentos.

De acordo com informações colhidas pelo RCIA a audiência de hoje está prevista para 14h. Delgatti só chegou ao edifício-sede da PF, no entanto, por volta das 13h10, havendo um ligeiro atraso o que retardou o início dos depoimentos.

Vermelho foi preso em agosto, aqui em nossa cidade, sendo nesta quarta, transferido para Brasília e por iniciativa da sua defesa deverá se manter calado por todo o depoimento.

Apenas relembrando, o hacker voltou a estar na mira das autoridades, notadamente da Polícia Federal, no mês de janeiro, sendo denunciado após invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça e ainda ousar incluir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No ofício, segundo publicação da imprensa existia a frase “faz o L” – um dos slogans da campanha eleitoral mais recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na oportunidade, Delgatti comentou que o documento era falso e teria sido redigido pela deputada Carla Zambelli (PL-SP). Por essa razão é que a Polícia Federal pouco tempo depois cumpriu mandados de busca e apreensão contra a parlamentar no apartamento e no seu gabinete.

A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também determinou apreender o passaporte da parlamentar e dinheiro e bens acima de R$ 10 mil.