Voluntários do Programa Municipal de Hortas Urbanas Comunitárias “Colhendo Dignidade”, desenvolvido pela Prefeitura por meio das Coordenadorias de Segurança Alimentar e de Agricultura, em parceria com Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), contam com alimentos saudáveis e nutritivos.
As colheitas de hortifrútis têm sido regulares e a produção excedente é doada para o Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do Jardim São Rafael e para o Banco Municipal de Alimentos, conforme previsto na Lei Municipal que instituiu este programa no município.
Implantada no final do ano passado, a horta comunitária do São Rafael ocupa espaço de 900 m², ao lado do CEU das Artes Deodata do Amaral. Antes ocioso, agora o local tem garantido alimentação de qualidade para a população de Araraquara.
Nessa horta são colhidos frutas, legumes e verduras, que além de beneficiar os integrantes do projeto, ainda possibilita a doação de parte desses alimentos para entidades socioassistenciais cadastradas no Banco Municipal de Alimentos.
No geral, já foram doadas mais de 60 caixas de hortifrútis colhidos diretamente da horta comunitária, o que contribui com os projetos sociais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
Vale destacar que a horta comunitária “Colhendo Dignidade” é agroecológica, ou seja, os alimentos são cultivados sem defensivos químicos, também para preservar o meio ambiente.
Vale ressaltar também que este programa intersetorial é desenvolvido em consonância com as diretrizes da política de Segurança Alimentar e Nutricional, que preconiza a produção e o acesso regular a alimentos saudáveis pela população em situação de vulnerabilidade econômica no município.