Home Cidade

“Julho das Pretas” começa nesta quarta-feira

Série de lives às quartas-feiras de julho destacam temas que envolvem as especificidades de ser mulher negra; programação também conta com o Prêmio Drª Rita de Cássia no dia 25

179
A abertura do evento terá como tema: “Mulheres Negras Cientistas” e será realizada nesta quarta-feira, 07 de julho, às 19 horas, com as pesquisadoras Silvane Silva, Valquíria Tenório e Flávia Alessandra de Souza

Julho é o mês que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (dia 25). A fim de celebrar a data, a Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais e a Coordenadoria de Políticas para Mulheres realizam de 07 a 29,o evento “Julho das Pretas”, composto por uma série de lives temáticas, além do Prêmio Drª Rita de Cássia que homenageia mulheres negras que se destacam com suas histórias e ações.

Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, lembra que o “Julho das Pretas” é uma ação de incidência política, além de ser uma agenda conjunta e propositiva com organizações e movimentos de mulheres negras do Brasil. “O Julho das Pretas é voltado para o fortalecimento da ação coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade”, explica.

“Este mês também é conhecido como ‘Julho das Pretas’ em função da celebração do Dia Nacional de Tereza de Benguela e do Dia da Mulher Negra Latino-Americana, Caribenha e da Diáspora. A data marca a importância de vislumbrarmos uma sociedade mais justa e igualitária, comprometida com o enfrentamento das desigualdades, especialmente de gênero e raça”, destaca Alessandra.

Com o apoio do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o evento promoverá debates públicos virtuais sobre diversas temáticas que envolvem as especificidades de ser mulher negra. “A celebração do 25 de Julho vem ganhando cada vez mais destaque na agenda política, social e cultural do país, pois o debate sobre as condições de vida da mulher negra é essencial quando pensamos em políticas públicas para as mulheres”, defendeu Gabriela Palombo, coordenadora de Políticas para Mulheres.

PROGRAMAÇÃO

As atividades acontecem às quartas-feiras de julho, porém ainda há outras ações na programação, realizadas em outras datas, totalizando seis encontros no “Julho das Pretas”. Todas as atividades serão realizadas digitalmente, por meio das redes sociais da Prefeitura de Araraquara (YouTube, Facebook e Instagram) e também pela página “Amigos do Centro Afro” no Facebook.

A abertura do evento terá como tema: “Mulheres Negras Cientistas” e será realizada nesta quarta-feira, 07 de julho, às 19 horas, com as pesquisadoras Silvane Silva, Valquíria Tenório e Flávia Alessandra de Souza.

Depois, a programação das lives segue com as seguintes temáticas: Estética Negra (diálogos sobre cabelo e maquiagem), no dia 14; Afroempreendedorismo e Empreendedorismo Afro (dicas e ferramentas para vendas online), no dia 21; Mulheres no Hip Hop (a luta pela visibilidade), dia 22.

No dia 25 será efetuado o Prêmio Drª Rita de Cássia com a projeção das fotos de 20 mulheres homenageadas em 2020 e em 2021. A projeção será realizada no prédio da Prefeitura das 17h às 21h. De acordo com a organização, as homenageadas serão convidadas a participarem da projeção em horário pré-agendado a fim de evitar aglomerações.

Por fim, no dia 28, acontece o encerramento do Julho das Pretas, com um vídeo dedicado a todas as mulheres que participaram das atividades durante o mês, contando com as palestrantes e as homenageadas.

Toda a programação é gratuita e não é necessária inscrição prévia: basta acessar os canais disponíveis e participar das atividades.

SERVIÇO:

Julho das Pretas

Local: canal da Prefeitura de Araraquara (YouTube, Facebook e Instagram) e página “Amigos do Centro Afro” no Facebook

(07/07 – quarta-feira)

19h – Abertura: Mulheres Negras Cientistas; com as pesquisadoras Silvane Silva, Valquíria Tenório e Flávia Alessandra de Souza

(14/07 – quarta -feira)

19h – Estética Negra (diálogos sobre cabelo e maquiagem)

(21/07 – quarta -feira)

19h – Afroempreendedorismo e Empreendedorismo Afro (dicas e ferramentas para vendas online)

(22/07 – quinta-feira)

19h – Mulheres no Hip Hop (A luta pela visibilidade);

(25/07 – domingo)

Das 17 às 21h: Prêmio Drª Rita de Cássia

Local: fachada da Prefeitura de Araraquara (projeção de imagens das homenageadas pelo prêmio em 2020 e 2021)

(28/07 – quarta-feira)

19h –  Encerramento com vídeo dedicado a todas as mulheres que participaram das atividades

Grátis