Home Destaques

Morador de Araraquara cai de buggy em Fernando de Noronha, e é internado com traumatismo craniano

De acordo com o hospital, o diagnóstico é traumatismo crânio-encefálico. Eduardo foi entubado e levado em UTI aérea para o Recife.

3104
O avião de salvamento, conhecido como 'salvaero', fez o resgate de Eduardo na ilha. Foto: Rede Globo/Pernambuco

Eduardo Moreira de 37 anos, morador de Araraquara há cerca de 10 anos, caiu de um buggy na noite da sexta-feira (27), em Fernando de Noronha. Segundo testemunhas, o rapaz estava em pé, na parte traseira do carro, quando o motorista deu partida. O passageiro caiu no chão e bateu com a cabeça.

“O turista estava em pé no banco traseiro do carro, o motorista fez a manobra e o passageiro caiu”, informa o diretor da Administração da Ilha, Césio Santos, que acompanha o caso.

O homem foi socorrido pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levado para o Hospital São Lucas, que emitiu uma nota sobre o caso.

“O paciente apresentou sinais de uso de álcool na admissão, assim como rebaixamento de consciência, agitação psicomotora e alteração de sinais vitais. Diante da situação clínica, e após realização de exames radiográficos e de sangue, a equipe médica optou por entubação do paciente, tendo solicitado de imediato sua remoção por Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea para o Recife. A hipótese do diagnóstico é de traumatismo crânio-encefálico (TCE)”, diz a nota.

O avião de salvamento chegou à ilha no início da tarde deste sábado (28), o paciente foi levado para o aeroporto, mas a aeronave não decolou e a ambulância retornou para o hospital. O avião só partiu de Fernando de Noronha com o turista acidentado às 17h (horário local).

A direção da unidade de saúde explicou em nota o motivo da demora da remoção do paciente. “O paciente, que teve a primeira tentativa de remoção às 12h30, precisou ter a remoção relocada para as 17h, por ter apresentado quadro de instabilidade respiratória”, diz o texto.

O paciente foi encaminhado para atendimento no hospital da Unimed, no bairro da Ilha do Leite, área central do Recife. De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, ele deu entrada no início da noite do sábado. No domingo (29), a unidade informou que o paciente está na UTI e tem quadro clínico considerado estável.

O pai de Eduardo que mora em Batatais, está em Recife aguardando que o filho se restabeleça. Em áudio enviado aos amigos do filho neste domingo, ele disse que está tudo correndo dentro da normalidade e que é necessário aguardar as 48h iniciais para um novo boletim médico, mas está confiante que o filho saia dessa sem maiores sequelas.

Amigos de Eduardo em Araraquara estão apreensivos e rezando para que tudo corra bem.