Home Destaques

No sufoco, Ferroviária vence Deportivo Cuenca pela Libertadores Feminina

Guerreiras Grenás sofrem, mas conseguem sair com triunfo e estão classificadas à próxima fase; equipe venezuelana desperdiça penalidade no último minuto

77
Crédito: Jonatan Dutra / Ferroviária S/A

Com sofrimento, a Ferroviária venceu mais uma partida dentro da Libertadores Feminina. Na noite deste sábado, a equipe bateu o Deportivo Cuenca-VEN por 2 a 1, no estádio Manuel Ferreira, pela segunda rodada da competição.

Os três gols saíram na segunda etapa. Rafa Mineira abriu o placar para o time araraquarense em cobrança de penalidade, mas Riera deixou tudo igual para as venezuelanas. A vitória veio em chute de dentro da pequena área, aproveitado pela volante Luana, dando números finais no jogo.

Porém, a história poderia ter sido totalmente diferente. No último minuto, o Cuenca teve a oportunidade de empatar o jogo em cobrança de penalidade, mas Riera acabou mandando a bola no travessão, para alívio por parte das jogadoras e também da torcida.

A meia Rafa Mineira foi eleita a melhor jogadora em campo em eleição feita pela Conmebol. Esta foi a segunda jogadora grená que ganha o troféu. Na primeira partida, atacante Raquel levou a premiação

**ATUALIZAÇÃO ÀS 22H**

Com o resultado, as Guerreiras Grenás chegam aos seis pontos ganhos, lideram o Grupo A e asseguram vaga às quartas de final. O Independiente Santa Fé-COL venceu o Sol de América-PAR por 2 a 0 e também chegou aos seis pontos, assegurando também assim a vaga matematicamente à próxima fase, já que paraguaias ou venezuelanas só podem chegar a três pontos.

Na última rodada, a Ferroviária enfrentará o Santa Fé para decidirem o primeiro lugar do grupo, terça-feira, às 17h30, no estádio Manuel Ferreira, em Assunção. Por terem o saldo de gols melhor, o time grená joga pelo empate para confirmar o primeiro posto.

O JOGO

A Ferroviária começou o jogo pressionando no ataque. Em duas oportunidades, uma em cruzamento pelo lado direito e outra em chute de fora da área, ambos foram defendidos pela goleira Morán.

Depois do bom início, as Guerreiras Grenás viram as venezuelanas crescerem na partida e começaram a frequentar mais o campo de ataque.

Tentando explorar os espaços e o contra-ataque, o time araraquarense chegou com perigo aos 17 minutos. Sochor lança para Carol Tavares e da entrada da área, manda um belo chute, mas Morán faz defesa e manda a bola para escanteio.

No minuto seguinte, o Deportivo Cuenca quase abriu o placar. Em contra-ataque, Géssica tenta cortar, mas acaba servindo a adversária, que entra na área e toca para Riera, que com o gol escancarado, manda a bola por cima do gol, saindo em tiro de meta.

Após o susto, a Ferrinha começou a equilibrar mais as ações e começou a atacar pelos lados, acionando Sochor e Carol Tavares para chegadas pela linha de fundo, mas sem êxito.

O jogo caiu bastante de produção e as equipes abusaram dos erros de passes e também de impedimentos. O empate sem gols na primeira etapa foi merecido.

Já no segundo tempo, a história foi diferente. Roberta Batista voltou com uma alteração, promovendo a entrada de Laryh no lugar de Ludmila. E deu resultado.

Logo aos três minutos, a camisa 18 foi lançada na área, mas Capurro chegou atropelando a atacante e a arbitragem flagrou penalidade. Na cobrança, Rafa Mineira cobrou forte no ângulo direito de Morán para abrir o placar: 1 a 0.

Não demorou muito e o Deportivo Cuenca buscou o empate aos sete minutos. Em lançamento por trás da zaga, Rieira invade a área em posição legal e bate forte no canto direito de Luciana: 1 a 1.

A igualdade do placar durou pouco e as Guerreiras Grenás voltaram a ficar a frente aos 13 minutos. Em cobrança de escanteio, Rafa Mineira bate na área, Ana Alice finaliza, Morán faz a defesa e, após bate rebate, Luana consegue empurrar a bola para o fundo das redes: 2 a 1.

Depois de ter a vantagem novamente ao seu favor, as afeanas começaram a ter mais o controle da bola e não conseguia dar chances ao adversário atacar.

Porém, aos 25 minutos, o Cuenca chegou com perigo. Em erro de passe da defesa, Riera aparece livre, limpa a marcação de Ana Alice e bate pro gol. A bola sai a direita do gol com muito perigo.

Depois da tentativa, a equipe grená foi predominante, desperdiçou chances que resultariam em um placar mais tranquilo e por pouco o castigo não veio no último lance do jogo.

Já aos 49 minutos, Sâmia tentou afastar a bola de dentro da área, mas acabou acertando chute em Charcopa e a arbitragem flagrou a penalidade. Riera cobrou forte no meio, Luciana pulou para o canto direito, mas a bola acabou acertando o travessão. Após o lance, Anahi Fernandez apitou o final de jogo para alegria das afeanas.

FICHA TÉCNICA

LIBERTADORES FEMININA 2021 – 1ª FASE – 2ª RODADA

FERROVIÁRIA 2×1 DEPORTIVO CUENCA-VEN
Data/horário: sábado, 6 de novembro de 2021, às 17h30 (horário de Brasília)
Local: estádio Manuel Ferreira, em Assunção, Paraguai
Arbitragem: Anahi Fernandez (URU), auxiliada por Adela Sanches (URU) e Daiana Fernandez (URU); 4ª árbitra: Elizabeth Tintaya (PER)
Cartões amarelos: Sochor (Ferroviária); Capurro e Bolaños (Deportivo Cuenca)
Gols: Rafa Mineira (aos 3′ do 2T) e Luana (aos 13′ do 2T) para a Ferroviária; Riera (aos 7′ do 2T) para o Deportivo Cuenca

Ferroviária – Luciana; Carol Tavares, Géssica, Ana Alice e Barrinha; Luana, Suzane e Rafa Mineira (Sâmia); Raquel, Ludmila (Raissa) e Sochor (Daiane). Técnica: Roberta Batista

Deportivo Cuenca – Morán; Charcopa, Fajardo, Capurro e Avilés; Gracia, Cuadra (Zambrano), Bermeo e Riera; Bolaños e Jhonson (Barahona). Técnica: Wendy Villón