Home Cidade

Primeira Igreja Batista de Araraquara homenageia os jornalistas neste 7 de Abril

Neste dia 16 de abril a igreja, que expressa o sentimento do cristianismo evangélico, realizará culto em adoração a Deus, orando e agradecendo pelas vidas dos jornalistas da nossa cidade.

237
Templo em Araraquara da Primeira Igreja Evangélica Batista

Comemora-se neste 7 de abril o Dia do Jornalista. Tanto quanto inúmeras outras atividades profissionais, o jornalismo exerce na atualidade, importante papel dentro da sociedade moderna após passar por inúmeros processos de transformação, sendo talvez a era tecnológica a mais influente de todas pelas inovações.

A data será comemorada no dia 16 de abril no templo da Primeira Igreja Evangélica Batista de Araraquara, localizado à Rua Itália, 1217, entre as avenidas 15 de novembro e D. Pedro II, que tem reconhecido  o jornalismo em um culto de adoração à Deus, quando ocorrem orações e agradecimentos pelas vidas dos jornalistas em nossa cidade, segundo nota da sua diretoria.

Com a influência das redes sociais e o avanço da informações que precisam ser consumidas de forma mais rápida os jornais impressos em Araraquara estão restritos a circulação de apenas dois veículos – a Folha da Cidade, fundada em 1981 e veiculação diária e O Imparcial, que começou em 1931.

O mais antigo de acordo com o histórico da imprensa paulista é o jornal O Independente que começou circular em 1881, inicialmente de forma semanal passando alguns anos depois por publicações às quartas e sábados. Em 18 de abril de 1901, o jornal estava em seu número 89, tendo como responsável o doutor Marcílio mota.

O Independente, primeiro jornal impresso de Araraquara, edição de 1901

A partir dos anos 60 o jornal O Diário da Araraquarense (1965) se incorporou à vida da cidade usando como lema “o jornal que faz parte da sua família” com cerca de 6 mil assinantes e uma tiragem diária de quase 9 mil jornais. Como a morte do seu proprietário, o jornalista e advogado Roberto Barbieri, o jornal foi perdendo sua característica informativa até sucumbir. O Imparcial se manteve altaneiro, no entanto, com a chegada da tecnologia e mudanças no comportamento da social optou em reduzir sua veiculação para dois dias da semana e passou a apostar na informação online.

Já em 1997 surgiu a Tribuna Impressa que durou 20 anos, encerrando suas atividades para apostar no projeto digital do grupo, ACidade ON, lançado em abril de 2016. Ao longo do tempo outros portais de notícias foram surgindo, o mais recente deles o RCIA ARARAQUARA que por iniciativa do jornalista Ivan Roberto Peroni substituiu em plena pandemia a revista Comércio, Indústria e Agronegócio (RCIA), tendo atingido recentemente a marca de 5 milhões de visualizações e cerca de 250 mil páginas impressas por mês, dada sua diversidade editorial e independência.

Com o avanço tecnológico a transformação da Revista Comércio, Indústria e Agronegócio em Portal RCIA, o seu jornal diário

O DIA DO JORNALISTA 

A data foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 1931 como uma homenagem ao médico e jornalista Líbero Badaró. Da ABI é membro o jornalista Ivan Roberto Peroni, desde 1981, com o reconhecimento do antigo presidente Barbosa Lima Sobrinho em diploma de sócio outorgado pela entidade no Rio de Janeiro.

No entanto, existem outras datas que celebram a profissão. 16 de fevereiro, por exemplo, é dia do repórter – um dos cargos que quem se forma em Jornalismo pode ocupar. 3 de maio também foi a data escolhida para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Existe um mito de que só é jornalista quem aparece na TV. Mas essa é apenas uma das áreas nas quais o profissional que segue essa carreira pode atuar. Os avanços tecnológicos e a difusão de fake news abriram espaço para a criação de novas oportunidades no mercado de trabalho. As possibilidades incluem funções em redações de jornais e revistas, veículos digitais, como sites e redes sociais, agências de fact checking, assessoria de imprensa e podcasts.

Banner nas redes sociais que divulga a comemoração da data