Início Destaques

Região de Araraquara amplia exportações no primeiro bimestre de 2021

Relatório do Ciesp/Fiesp mostrou que as negociações cresceram significativamente em comparação ao mesmo período de 2020

47
Ademir Ramos, diretor titular do Ciesp Araraquara

As exportações da regional de Araraquara do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que engloba 17 municípios, cresceram 72,6% no primeiro bimestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. Segundo os dados mais recentes do relatório Balança Comercial das Diretorias Regionais, esses números posicionam a regional araraquarense em segundo lugar entre as 37 representações da entidade que registraram crescimento, ficando atrás apenas de São Caetano do Sul.

As principais exportações registradas no período foram do setor aeronáutico (32,7%), açúcares e produtos de confeitaria (28%) e preparação de produtos hortícolas (20,2%). No total, os negócios externos movimentaram US$ 246,4 milhões. Já as importações somaram US$ 18,2 milhões e ficaram concentradas em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (18,8%), vidros e suas obras (13,9%), plásticos e derivados (9,5%). Em comparação com o ano passado, o resultado é 19,6% menor.

“Esses números positivos mostram o potencial comercial da região, mesmo com o cenário econômico mundial enfrentando problemas. Entretanto, a queda nas importações aponta baixa demanda de fabricação, o que significa que a indústria atravessa momentos de desaceleração”, destaca Ademir Ramos, diretor titular do Ciesp Araraquara.

A Balança Comercial das Diretorias Regionais traz informações mensais do comércio exterior, divididas por produtos e países. Os dados são extraídos do sistema ComexStat e analisados pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp e do Ciesp.