Home Cultura e Lazer

Revista do Patrimônio AQA: Cultura lança a primeira edição de “Serpente”

“Serpente” é o título da edição, que pode ser acessada gratuitamente no site da Prefeitura de Araraquara

65
Tereza Telarolli
Secretária Municipal da Cultura, Teresa Telarolli

Com o título que remete a um patrimônio cultural intangível da cidade – “a serpente da matriz” – a Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, lança a revista digital “Serpente”, criando um espaço de difusão de conhecimento científico sobre o patrimônio cultural de Araraquara.

“O lançamento deste primeiro número da nossa Revista do Patrimônio AQA, a Serpente, tem para nós um significado especial; área historicamente relegada ao segundo plano, a preservação do patrimônio e da memória é um dos pilares de sustentação das nossas políticas públicas voltadas à cultura. Por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, temos subvertido a condição de subalternidade da área, devolvendo-lhe o protagonismo que sempre deveria ter sido seu”, aponta a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

Ela argumenta que, “para além da reafirmação da importância da preservação do patrimônio local em suas diversas manifestações, a Serpente tem também o desafio de trazer conteúdos que fomentem o debate a respeito da cidade, da sua memória, dos seus acervos, das configurações e transformações da cidade bicentenária que hoje vivenciamos e que pretendemos deixar para o futuro.”

EDUCAR PARA O PATRIMÔNIO

Para o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, “Serpente – a revista do Patrimônio AQA” chega para estender este movimento de educar para o patrimônio. “Abrimos espaços para que qualquer pessoa, incluindo os servidores públicos – que vivenciam o cotidiano dos nossos espaços museológicos e arquivísticos – divulguem suas pesquisas, vivências e experiências.”

Weber ressalta que a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, um braço de gestão da Secretaria Municipal de Cultura, tem como premissa a Educação para o Patrimônio. “Ou seja, produzir informação sobre o patrimônio cultural da cidade e difundir tal conteúdo a fim de que todas e todos apreendam que este bem cultural é verdadeiramente democrático.”

A secretária lembra que há diversas formas de fazer a gestão cultural de um município; entretanto, nenhuma é mais legítima do que aquela que estabelece como prioridade a interlocução com os cidadãos. “Isto posto, nós da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara não economizamos esforços para que estejam sempre abertas as portas, literais ou simbólicas, para toda forma de expressão vinda da comunidade.”

Sobre o título, Serpente, Weber observa que remete a um patrimônio cultural intangível da cidade – a serpente da matriz. “Quiçá, um dos elementos de maior identidade para a comunidade.”

SERPENTE

 A revista, com 30 páginas, conta com a apresentação de Teresa editorial de Weber, além de uma introdução assinada pela Gerente de Preservação e Patrimônio Histórico, Alessandra de Lima – “Memória e Gestão do Patrimônio Cultural em Araraquara”. A coordenadora de Comunicação, Danielle Aquino, assina como jornalista responsável.

Cinco artigos compõem a revista: “Práticas Funerárias e Remanescentes Humanos de um Cemitério do Século XIX de Araraquara, São Paulo”, por Daniel Fidalgo, Renan Rasteiro e Robson Rodrigues; “Espetáculo Umbigo do Sonho: um Patrimônio da Desconstrução e da Reapresentação do Corpo Negro Araraquarense na Dança Contemporânea”, por Fernanda Cristina Miranda; “Centro de Ciências de Araraquara: Espaço de Valorização e Divulgação do Patrimônio Científico, Tecnológico e Cultural”, por José Antonio Maruyama e Camila Silveira da Silva; “São Bento e suas Obras”, por Nathália dos Santos Ferreira; e “MAPA: Nossa Visão”, por Adalberto Bergamo, Fabiana Albanese Citelli e Guilherme de Albuquerque Camacho.

A secretária da Cultura acrescenta que “o ecletismo dos artigos que integram este primeiro número sinaliza com precisão o nosso objetivo de fomentar e divulgar a livre reflexão, trazendo para Araraquara e para os apaixonados pelo tema, sejam eles de onde for, um espaço de interlocução sem precedentes na administração municipal.”

A capa

O link direto para a leitura é o: https://www.araraquara.sp.gov.br/revista-serpente.pdf .

SERVIÇO:

Lançamento da revista digital: “Serpente – a revista do Patrimônio AQA”

Link: https://www.araraquara.sp.gov.br/revista-serpente.pdf