Home Destaques

Saúde prorroga Campanha contra Influenza até 30 de junho em Araraquara

Cobertura vacinal no município está em 34,54%; população acima de 6 meses pode se imunizar em qualquer uma das unidades de saúde, de segunda a sexta-feira

37
A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz

A Secretaria Municipal de Saúde vai prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) para a população acima de seis meses por mais 30 dias, com data prevista para encerramento no dia 30 de junho. A orientação é da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Em Araraquara, o imunizante está sendo aplicado de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde do município e na unidade do Sesa, das 8 às 15 horas.

De acordo com números levantados nesta quarta-feira (31) pela Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal em Araraquara está em 34,54%, com 37.342 doses aplicadas. Dividindo a cobertura por grupos prioritários, os idosos estão em 39,88%; os trabalhadores da Saúde, 37,13%; professores, 35,91%; gestantes, 25,03%; puérperas, 24,30%; crianças, 17,76%, e povos indígenas, 1,38%. No Estado, até o dia 23 de maio, mais de 6,1 milhões de doses do imunizante foram aplicadas, representando uma cobertura vacinal de 32,9%, sendo que a meta é de 90%.

A gripe geralmente causa apenas febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos.

Menos de 10% das pessoas que recebem a vacina desenvolvem febre, mal-estar e dores musculares. Geralmente, quem desenvolve esses sintomas está recebendo este tipo de imunizante pela primeira vez. Reações alérgicas são consideradas raras. Uma vez imunizado, o indivíduo tem menos chance de contrair e transmitir a gripe, diminuindo o risco de contaminação até daquelas pessoas que não foram vacinadas.