Home Agronegócio

Senar e Sindicato Rural capacitam trabalhadores rurais para Operação e Manutenção de Motoserra

O curso que começou nesta segunda-feira terá a duração total de 3 dias com 24 horas de aula no total. No encerramento os participantes recebem o certificado.

88
O instrutor com os alunos na Fazenda Cambuy

Os cursos, projetos e programas do Senar-SP, além de capacitar o produtor, visam proporcionar uma melhor qualidade de vida ao homem do campo. O comentário foi feito pelo coordenador regional do Senar, o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, na abertura do programa instalado nesta segunda-feira (23) na Fazenda Cambuy, em Matão, uma parceria do Sindicato Rural com o Senar.

Assim, o Curso de Operação e Manutenção de Motosserra, do departamento de Formação Profissional do Senar reúne trabalhadores da fazenda, atendendo uma reivindicação feita por sua diretoria junto ao sindicato. Este pedido é feito com antecedência sendo colocado na grade de cursos, argumenta o coordenador.

O programa lançado terá aulas no período de 23 a 25 de janeiro com 24 horas/aula, divididas em oito horas por dia, no próprio recinto disponibilizado pela Cambuy, sendo as aulas ministradas pelo instrutor Haroldo Francisco Alves.

Teórico e prático, um dos objetivos da ação é orientar o produtor sobre a legislação e a segurança com o equipamento. “Nós conversamos, orientamos sobre o manejo da máquina, os riscos e os cuidados que devem ser tomados para que nenhum acidente aconteça com o operador”, afirma o instrutor que tem uma longa folha de serviços prestados ao Senar.

Aos alunos ele explicou que o curso envolve toda parte de manutenção da motosserra, incluindo mecânica, lubrificação, dosagem de óleo dois tempos, recomendações de uso, tempo de descarbonização, EPIs (equipamentos de proteção individual), segurança no trabalho, carburação da máquina, e afiação de corrente. “Também abordamos parte de operação da motosserra, que inclui a derrubada de árvore e técnicas de corte de forma segura e adequada”, explica.

Ainda de acordo com o instrutor, cada curso é um aprendizado, tanto para o aluno quanto para o professor, pois é uma troca. “É obrigatório ter um curso de motosserra. Não vale de nada ter 10 anos de experiência sem um certificado que habilite a pessoa a usar a ferramenta”, finaliza o instrutor.

A motosserra é um equipamento usado em diversos segmentos, entretanto, para a sua utilização segura e correta, é necessário observar criteriosamente alguns itens indispensáveis. Existe legislação específica quanto à aquisição e utilização, ao treinamento de operadores, aos itens de segurança e à utilização de EPIs específicos para a realização do trabalho.

Por se tratar de uma máquina muito exigida na realização do seu trabalho (corte de madeira), é fundamental que a manutenção seja feita sistematicamente para o perfeito funcionamento, produtividade e durabilidade.

O coordenador do Senar, João Henrique assegura que os participantes já estão recebendo gratuitamente material didático e certificado de conclusão.