Servidores da gerência de Manutenção Eletromecânica, lotada na diretoria de Tratamento de Água e Esgotos, desenvolveram uma bancada de testes para inversores de frequência, dispositivos eletroeletrônicos que fazem o acionamento e o controle da velocidade dos motores de bombas de poços e reservatórios.
A bancada foi desenvolvida com o intuito de reproduzir uma situação de controle automático de nível ou pressão da água, através de um sistema de bombeamento que utiliza, especificamente, um inversor de frequência.
“Através da bancada é possível testar, simular as condições de trabalho e otimizar a parametrização dos inversores, desde o modo mais básico ao avançado, o que, consequentemente, diminui o tempo de instalação desses equipamentos em campo”, afirma Elisandro Pereira Silva (ShaoLin), técnico em eletrotécnica e idealizador da bancada.
O servidor destaca também a função didática da bancada, que viabiliza o compartilhamento de conhecimento entre os técnicos em um ambiente controlado, sem a interferência de ruídos e outras dificuldades muito comuns em campo, que tornam a troca de informações inviável.
É importante ressaltar ainda que parte do equipamento foi construído a partir do reaproveitamento de materiais existentes na autarquia, como painel elétrico, tubulações hidráulicas, conexões e válvulas, e que sua montagem envolveu toda a equipe de manutenção eletromecânica do Daae.