Home Agronegócio

Sindicato Rural e Senar concluem Curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas em Nova Europa

Município se mostra empolgado com os cursos organizados pelo Senar pois capacitam profissionais e possibilitam a Prefeitura possuir bons profissionais para o desempenho de várias funções.

162
O comprometimento dos alunos em Nova Europa foi notável

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), por meio do Sindicato Rural de Araraquara, promoveu num período de cinco dias de dezembro o Curso de Capacitação em Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, voltado para os agricultores, servidores da prefeitura de Nova Europa além de trabalhadores convidados.

De acordo com Carlos Henrique Santos Valadão, responsável pela manutenção de veiculos, máquinas e equipamentos do município os cursos realizados em parceria com o Senar, promovem um conhecimento bem prático aos servidores e uma maior aproximação com os agricultores do município. “Além de promover a capacitação técnica e um conhecimento muito prático, esses cursos qualificam e possibilitam ao agricultor atuar também fora da propriedade rural”, argumentou.

Etapas de aulas práticas sob os olhares do instrutor Marcelo Perroni

Valadão explica que neste caso, o Curso Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas possibilita a capacitação dos agricultores para a operação de tratores agrícolas durante as operações de preparo de solo, como aração, gradagem, roçagem, entre outras formas, bem como orienta os alunos para a correta condução das máquinas, e os cuidados tanto nas operações como na manutenção das máquinas agrícolas, como troca de filtros, lubrificação e mecânica.

Durante 40 horas, no período de 06 a 10/12, o instrutor Marcelo Perroni ministrou aulas teóricas e práticas destacando aos alunos a manutenção é o conjunto de operações realizadas, visando à conservação do trator de forma a mantê-lo em condições de uso. “Quando realizada no período certo e de forma correta, a manutenção garante um melhor aproveitamento da máquina e maximiza sua vida útil, resultando em operações com qualidade e menor custo operacional”.

A presença da mulher aprendendo a operar e dar manutenção em tratores

Valadão, como responsável por um dos mais importantes setores da prefeitura, não escondeu sua euforia em acompanhar o desempenho dos participantes: “A receptividade foi muito grande, e, devemos enaltecer o trabalho do corpo docente pela forma pacienciosa que coordenou o ensinamento, o que motiva os alunos a participarem de novos cursos”, argumentou.

Esse comprometimento entre alunos e instrutor é reflexo do sucesso alcançado durante a realização do curso de Operações de Roçadeiras Laterais, organizado recentemente: “Foi o nosso primeiro trabalho de parceria; como o resultado foi excepcional logo tivemos maior facilidade em conseguir interessados na capacitação de mão-de-obra”, salientou.

Curioso é que a Prefeitura de Nova Europa necessita de profissionais especializados em sua Garagem Municipal como profissionais de eletricidade, hidráulica, além de operadores de máquinas. “Se o aluno formado não é aproveitado em nosso quadro, logo encaminhamos os currículos para empresas do município como Citrosuco, Fischer, Terral, que constantemente nos pedem ajuda na contratação de mão-de-obra”, diz o responsável pelo setor.

Instrutor durante aula teórica com seus alunos

O engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do Senar, tem a mesma opinião e para ele além de dar capacitação técnica e conhecimento prático aos alunos, o curso possibilita ao trabalhador atuar em diferentes áreas tendo uma visão ampla e diferenciada em relação à área rural.

Já Perrone explica que a manutenção é o conjunto de operações realizadas, visando à conservação do trator de forma a mantê-lo em condições de uso. “Quando realizada no período certo e de forma correta, a manutenção garante um melhor aproveitamento da máquina e maximiza sua vida útil, resultando em operações com qualidade e menor custo operacional”.

E isso é justamente o que a Prefeitura Municipal busca: ter melhor rendimento nas operações e um custo benefício mais amplo pois se trata de recurso público investido em trabalho destinado a atender a população, finaliza Valadão.