Início Agronegócio

Sindicato Rural, Senar e Prefeitura lançam Feira do Produtor no Jardim América nesta sexta-feira

Evento acontecerá na Área de Lazer "Tom Zé" que receberá venda de produtos alimentícios semanalmente a exemplo do que acontece em outros pontos de Araraquara

80
Feira do Produtor Rural que acontece em vários pontos da cidade

Outro bairro de Araraquara ganha a partir desta sexta-feira (13) nova unidade da Feira do Produtor Rural, agora no Jardim América, sendo A feira, que será realizada das 17h às 20h, sendo uma iniciativa do Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) e apoio da Prefeitura Municipal. A feira, será realizada das 17h às 20h, às sextas-feiras.

O envolvimento da Prefeitura de Araraquara, se dá por meio da Coordenadoria de Agricultura (Secretaria do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e do Turismo), e da Coordenadoria de Segurança Alimentar (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social). Nesta sexta, a partir das 18h, se dará a solenidade de lançamento da feira no Jardim América, que será mais um local onde as pessoas terão a oportunidade de comprar alimentos de qualidade a preços acessíveis.

Ela será realizada todas as sextas-feiras na Área de Lazer Antônio José Paterniani “Tom Zé”, localizada na Avenida Jurupema esquina com a Avenida Santa Adélia, no Jardim América, zona leste de Araraquara.

A coordenadora municipal de Segurança Alimentar, Silvani Silva, explica o propósito da atividade. “A feira é mais uma estratégia de segurança alimentar que visa suprimir em Araraquara os desertos alimentares. Além disso, é mais uma opção de renda para o produtor rural através da compra direta sem atravessadores”, aponta.

A coordenadora de Agricultura, Enedina Andrade, também destaca a relevância da iniciativa. “Acreditamos que esses espaços são muito importantes, pois visam apoiar a comercialização dos agricultores locais aos consumidores finais. Promove a auto-sustentabilidade da agricultura familiar, beneficia o consumidor com produtos frescos e com preços acessíveis, além de proporcionar a integração entre campo e cidade e garantir diversidade e riqueza de produtos na mesa da população”, avalia.

Para ela, as feiras dos produtores são importantes pontes com a sociedade, pois promovem visibilidade para a agricultura familiar, em especial aos assentamentos. “As feiras do produtor trazem à tona temas sobre valorização do homem do campo, de agroecologia, sustentabilidade, alimentação saudável, de preservação da natureza e do planeta”, conclui.

Feirantes que participam do movimento foram preparados através de cursos de capacitação pelo Senar e Sindicato Rural de Araraquara; no encerramento os produtores participantes recebem estandes e uniformes facilitando a identificação da feira idealizada por iniciativa do próprio Senar, de forma gratuita. Ao longo do período de implantação alguns pontos foram remanejados como forma de facilitar a venda feita pelos feirantes e aproximar os consumidores dos produtos que chegam frescos do campo, por preços até mesmo mais convidativos.

O coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas, assegura que o programa implantado tem vital importância na vida empreendedora do produtor, pois além da capacitação e custeio das despesas na organização da sua atividade profissional, ele adquire experiência para gerir seu próprio negócio, se manter no campo e obter renda extra com o apoio familiar.