Home Destaques

Startups da cidade expõem na Feira do Empreendedor do Sebrae em São Paulo

Considerada um dos maiores eventos de empreendedorismo do País, a FE 2023 começou nesta segunda-feira e prossegue até dia 19, no São Paulo Expo e online

33
Damiano Neto, vice-prefeito e secretario de Desenvolvimento Econômico representando o município no evento

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Indústria e Tecnologia da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, está presente na Feira do Empreendedor 2023 (FE23) do Sebrae – SP, através da participação das 10 empresas que participaram da primeira edição do Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, de agosto de 2022 a julho de 2023. A FE23 foi aberta nesta segunda-feira (16) e prossegue até dia 19, das 10 às 20 horas, no São Paulo Expo e também online.

Diante do resultado positivo da primeira edição do programa e logo após a entrega de certificados de participação, no último dia 2 de agosto, as empresas Presense – Pesquisa e Desenvolvimento; Nock – Soluções Tecnológicas para Controle de Contaminações; 3D Pharma, NPSMART, HB Biotec; L&L Biotech Consult; Natcrom; Bioclívea Cosméticos e Biotecnologia; Techmip – Análises e Soluções Inteligentes e Bistrô Animal – Alimentação Natural foram convidadas para participarem do evento, que é considerada a maior feira de empreendedorismo do País.

“A participação das nossas empresas nesta grande feira do Sebrae é a coroação de uma etapa muito bem-sucedida, resultado de todo o esforço desses empreendedores na geração de seus projetos, que se mostraram muito promissores. E também reforça a relevância do nosso programa municipal, que tem o objetivo de fomentar e gerar conhecimento, inovação, tecnologia e negócios, além da geração de desenvolvimento econômico e social. Aqui é um espaço valioso para que elas apresentarem seus produtos se conectarem a outras empresas, promovendo a geração de negócios”, afirmou Damiano Neto, vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que esteve na abertura da FEC 23, em São Paulo, acompanhado de sua equipe da Coordenadoria de Indústria e Tecnologia.

Na edição deste ano, os organizadores da FE23 reuniram mais de 1,1 mil expositores, entre franqueadores, empresas de máquinas e equipamentos, empresas de serviços e soluções digitais, além de um shopping com pequenos negócios atendidos pelo Sebrae. São esperados, presencialmente, 125 mil visitantes em um espaço de 52 mil m². Do total de visitantes, um número recorde de mais de 17 mil pessoas deve chegar à FE23 por meio de cerca de 430 missões empresariais organizadas pelos Escritórios Regionais do Sebrae-SP em todo o Estado.

A expectativa do Sebrae-SP é atingir a marca de R$ 700 milhões em negócios gerados a partir da Feira. Esse número leva em conta o volume de contratos fechados entre expositores e visitantes nos 12 meses subsequentes ao evento. Em 2022, o valor foi de R$ 550 milhões.

O evento conta com espaços voltados para soluções de crédito, para o varejo do futuro, para franquias, para acessibilidade e para o agronegócio, além de atrações interativas e uma programação intensa de palestras, oficinas e talk-shows.

Equipes do Sebrae-SP também estarão presentes orientando visitantes sobre gestão, formalização e regularização de seus negócios, especialmente os Microempreendedores Individuais (MEI).

PROGRAMA DE INCENTIVO ÀS STARTUPS

O Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, que está na sua segunda edição, foi instituído pela Lei nº 10.313, de 22 de setembro de 2021, e baseia-se na disponibilização de bolsas ou auxílios a serem concedidas em razão de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O objetivo é apoiar apenas projetos de pesquisa, oferecendo recursos para custear a pesquisa e viabilizar o desenvolvimento de um produto, processo ou serviço inovador.  O acompanhamento é do Comitê de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador e a manutenção da iniciativa é feita com recursos advindos do Fundo Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador (FUMESEI). São parceiros do programa, a Incubadora de Empresas de Araraquara, Unesp, Uniara, Fatec, Ciesp, Sebrae e Senai.

Todas as informações sobre o programa estão no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br/programa-de-estimulo-as-startups)