Home Destaques

Coronavírus faz município cancelar a Facira 2020

Prefeitura vinha tentando resgatar a tradição do evento nestes últimos anos através de uma parceria com empresários portugueses

268
Em 2018 a Prefeitura Municipal já buscava resgatar a tradição do evento

Aconteceu o que já era aguardado: o cancelamento da FACIRA – Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara. Nesta terça-feira (30) foi batido o martelo e o evento voltará a ser realizado somente no ano que vem, dependendo do prefeito que será eleito em dezembro.

A feira nos últimos anos vinha tentando se reerguer após várias edições de ausência no calendário de festas do município. Ainda que a boa vontade da Prefeitura Municipal tenha existido, é verdade que os organizadores vinham sofrendo com a ausência de grandes empresas.

No ano passado tentou-se outra fórmula: a proximidade com a cidade portuguesa de Torres Vedras permitiu criar entre as duas localidades uma forte interação na economia. Assim, Araraquara foi lá participar da Festa de São Pedro em junho e depois Torres Vedras desembarcou em nossa cidade com seus produtos, concentrados em queijos, vinhos, azeites e azeitonas. Foi uma atração à parte.

Como a FACIRA tem sua renda destinada ao Fundo Social que a divide com as entidades filantrópicas, a pandemia faz outro tipo de estrago: na solidariedade. Da mesma forma as empresas participantes foram atingidas pela Covid-19 e em situação extremamente difícil já estavam sinalizando que estariam fora.