Home Destaques

Abertura de empresas cai 42,4% em Araraquara no período de isolamento social

Levantamento é referente aos meses de março e abril; números também registraram queda de janeiro a junho de 2020

66

Araraquara registrou abertura média de 72 empresas por mês no primeiro semestre de 2020. O resultado é 24% menor que o registrado no mesmo período de 2019, quando o município teve 94 aberturas mensais. No total, de janeiro a junho, a cidade abriu 449 novos estabelecimentos e encerrou 277, registrando saldo positivo de 172 empresas.

De acordo com o núcleo de economia do Sincomercio Araraquara, com base nos dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), os números registrados no primeiro semestre do ano, quanto à abertura total de estabelecimentos, é 32,2% menor que o observado no mesmo período de 2019. Apesar disso, o resultado deve ser interpretado com cautela, pois os dados referentes ao momento mais crítico da quarentena, ou seja, entre março e abril, indicam uma queda maior (42,4%) no número de aberturas de empresas em comparação com o ano passado.

 “Mesmo na crise atual, a liquidação de uma empresa gera custos imediatos, o que pode ser inviável no momento. Além disso, muitos negócios têm expectativas de usufruírem das linhas de crédito e subsídios governamentais e postergam um possível encerramento das atividades. Consequentemente, esses empreendimentos não entram nas estatísticas dos primeiros seis meses”, analisa Marcelo Cossalter, pesquisador do sindicato.

Comparação interanual do saldo entre aberturas e dissoluções – 2020/19


Fonte: Jucesp. Elaboração: Sincomercio

A crise expôs também a dificuldade dos pequenos e médios negócios em manter em dia suas responsabilidades com aluguéis, salários e fornecedores. Sem faturamento, esses empresários não possuem condições mínimas de funcionamento. O resultado reflete-se em menor propensão a empreender, principalmente nos setores de comércio e serviços, os mais atingidos.

Comparação mensal do saldo de movimentação – Araraquara.


Fonte: Jucesp Elaboração: Sincomercio

A análise revela ainda que o mês de junho encerrou com saldo positivo de 45 empresas abertas, resultado decorrente de 92 aberturas e 47 encerramentos. Os dados são superiores ao observado em junho de 2019, quando a movimentação foi de seis empresas no mês (80 aberturas e 74 encerramentos).

Dispersão geográfica

            O levantamento também revelou que, dos 56 bairros onde ocorreram as aberturas no mês de junho, 35,7% estão concentrados no centro de Araraquara, 12,5% na região da Vila Xavier, 5,4% no Jardim dos Manacás e demais localidades com números mínimos no período. 

Dispersão geográfica dos estabelecimentos abertos – junho de 2020

Fonte: Jucesp Elaboração: Sincomercio