Início Economia

Banco Central lança ferramenta que mede a saúde financeira; veja sua pontuação

Usuário responde a 15 perguntas na plataforma e o índice é calculado em uma escala de 0 a 100 pontos, indicando o nível de saúde financeira do usuário entre sete faixas: ótima, muito boa, boa, ok, baixa, muito baixa e ruim

33
Moedas
O Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) foi ao ar nesta semana

Como está sua saúde financeira? Uma nova ferramenta lançada pelo Banco Central e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) te ajuda a responder. Nela, o usuário responde a 15 perguntas e o índice é calculado em uma escala de 0 a 100 pontos, indicando o nível entre sete faixas, que vão de ótima a ruim.

O Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) foi ao ar nesta semana, com o objetivo de diagnosticar o contexto financeiro do usuário e auxiliar a equilibrar as contas com uma educação financeira.

Calcule aqui seu índice

Um bom índice é alcançado quando o cidadão mostra ser capaz de cumprir as obrigações financeiras, tomar boas decisões relacionadas às finanças, sentir-se seguro quanto ao presente e ao futuro financeiro e ter disciplina e autocontrole para cumprir objetivos. A plataforma permite ainda que o usuário compare a saúde financeira com a média nacional e faça avaliações do perfil ao longo do tempo.

“Com isso, os próprios cidadãos vão poder traçar objetivos e tomar melhores decisões de forma a ter uma gestão financeira mais eficiente e mais saudável”, afirmou o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Mauricio Moura.

(Fonte: Brasil 61)