Início Especial Publicitário

Marcas da sua expansão: SICOOB da Barroso completa 36 anos

Só neste ano, a cooperativa cresceu 70% em ativos em comparação ao mesmo período do ano passado.

104
Sicoob 4434, na Barroso

O Sicoob 4434 tem muito o que comemorar. A cooperativa completa 36 anos em 2019 com uma trajetória repleta de conquistas, vitórias, crescimento, credibilidade e, principalmente, sólida confiança dos seus mais de 8 mil associados atualmente.

A instituição nasceu dentro da antiga Equipamentos Villares (depois Iesa), em 21/11/1983. “Ela cresceu em uma época de profundas mudanças no Brasil. Como exemplo, enfrentamos os períodos de alta inflação, em que os índices chegaram a 40% e, nesse cenário, fomos os primeiros a adotar correção monetária nas operações. Dessa forma, garantimos não só a sobrevivência do negócio, como crescemos em meio a uma profunda crise econômica”, relembra o diretor administrativo do Sicoob 4434, Walter Francisco Orloski, que está na cooperativa desde a sua fundação.

“De lá para cá, ainda passamos por diversas mudanças na economia e na política brasileira e, mesmo assim, continuamos firmes e em constante evolução”, completa Orloski.

Walter Orloski, diretor operacional

Outro momento marcante ocorreu em 2007, quando a então 4434 incorporou a cooperativa Comcred, voltada aos comerciantes de vestuário de Araraquara e região. E, simultaneamente, passou a fazer parte do Sicoob, o maior sistema financeiro cooperativo do Brasil. Com a união dos conselhos e das diretorias, a cooperativa deixou de ser um modelo de capital e de empréstimos para ser uma cooperativa financeira, disponibilizando todos os produtos bancários.
Alguns anos depois, o Sicoob 4434 tornou-se de livre admissão, permitindo assim que todos os cidadãos e empresas pudessem usufruir dos benefícios do cooperativismo financeiro. Desse modo, foi a primeira cooperativa de Araraquara a abrir as portas para todos.

Em 2019, o Sicoob 4434 aceitou um novo desafio. Em julho desse ano, fez a incorporação do Sicoob Coopara, também com sede em Araraquara.“A união das cooperativas Coopara e 4434 segue as orientações do Banco Central para o fortalecimento do sistema do cooperativismo de crédito em todo o país. Assim, além de fortalecermos a economia em toda nossa região, deixamos de atender apenas a área de Araraquara para atuarmos em todo o estado. Com isso, nos tornamos mais fortes e competitivos no mercado”, explica o presidente do Sicoob 4434, Antônio Tomazetti Gaban.
Hoje, o Sicoob 4434 conta com cinco agências, sendo duas em Araraquara, uma em Matão, uma em Dobrada e uma em São Paulo.

FORTE EXPANSÃO

Apenas neste ano, o Sicoob 4434 cresceu 70% em ativos em comparação ao mesmo período do ano passado. E o futuro é ainda mais promissor. “Nesses 36 anos de história, provamos ser possível unir desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade e o individual e o coletivo. E isso devido à confiança de quem acredita no poder da cooperação: o nosso associado. Por isso, podemos afirmar que a nossa história está apenas começando”, conclui Gaban.

Antonio Tomazetti Gaban, diretor presidente

SICOOB

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 4,4 milhões de cooperados e 2,9 mil pontos de atendimento, distribuídos em todo Brasil. É composto por cooperativas financeiras que oferecem serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros.

Nas cooperativas financeiras, os clientes são os donos e os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.