Início Esporte

Equipe paulista conquista título do Brasileiro de Karatê

Campeonato disputado em Araraquara reuniu 450 atletas de 13 estados

85
Ginásio do Gigantão foi palco das lutas do último final de semana - Crédito: Divulgação

Caratecas do estado de São Paulo sagraram-se campeões do 20º Campeonato Brasileiro de Karatê. Rio Grande do Norte foi o vice-campeão e Rio Grande do Sul o terceiro na classificação geral. A competição disputada em Araraquara, de 6 a 8 de setembro, no Ginásio de Esportes Castello Branco, o Gigantão, contou com 13 estados e 450 atletas de várias categorias.

O evento organizado Federação Brasileira de Karatê e Federação de Karatê Paulista teve apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Fundesport.

Para o prefeito Edinho é um grande orgulho para a cidade voltar a sediar essa competição. A primeira vez que o Brasileiro de Karatê ocorreu em Araraquara, em 2007, foi na segunda gestão do Edinho, que antes governou Araraquara entre 2001 e 2008.

“Isso mostra que nós temos vocação para sediar grandes eventos e Araraquara vive um grande momento no esporte, com equipes de alto rendimento em todas as modalidades. Muitas trazendo títulos para a nossa cidade e sendo ‘espelho’ para os mais jovens”, afirmou.

Talentos da terra

Os atletas de Araraquara brilharam e colaboraram na soma de pontos para a conquista do título paulista.

Os destaques de ouro da cidade foram Kauane da Silva Santos (kata), Isaac Ulisses Caiano (luta), Gabriel Carlos Câmara dos Santos (por equipe), Bruno Henrique Paschoal (por equipe), Hugo Campanhol (kata), Victória Eloiza Sponhardi (kata por equipe), Stella Cabrera Petroni (kata), Vinicius Henrique da Silva Rios (luta), Eduarda Regina Costa Luiz (kata por equipe), Adriel Soares (luta), Márcia de Windson Lobo (luta por equipe), Carlos Alberto Moura (kata ACD) e Jenifer Fracarolli (kata ACD).

Também as medalhas de prata conquistadas pelos atletas da Fundesport João Pedro Mastriani da Silva (luta), Daniel Cezar Assencio (luta), Edevaldo Souza (kata), Valentim Rodrigo Pires (luta) e Stefany Cabrera Petroni (kata) foram decisivas para ampliar a pontuação paulista.

Além de ouro e prata, a Fundesport esteve no pódio dos melhores do Brasileiro com as medalhas de bronze de Roberta Cristiane Rodrigues (kata), Rodrigo Custódio Lima (luta) e Daniel Rodrigo Monteiro (kata).

Segundo o técnico de karatê da Fundesport, Edson Petroni, a participação de 24 atletas da cidade no Campeonato Brasileiro amplia a motivação de todos para as futuras competições.

“Nós tivemos a oportunidade de participar de um campeonato altamente competitivo e a maioria dos nossos atletas conquistaram pódio no Brasileiro. Agora, nosso foco são os Jogos Abertos do Interior em novembro em Marília”, resume Petroni.