Home Ferroviária

Atletas formados na base foram fundamentais para o acesso da Ferroviária

O técnico da conquista do acesso, Alexandre Lopes, veio da equipe sub-20, onde tinha 100% de aproveitamento (oito jogos e oito vitórias).

28
Antonio, três gols durante o campeonato

A campanha da Ferroviária na Série D de 2023 foi histórica, terminando com o tão sonhado acesso para a Série C de 2024. Além disso, após uma sequência de dez partidas de invencibilidade, o clube chegou até a decisão do título e ficou com o vice-campeonato.

Para o sucesso da campanha grená, os atletas das categorias de formação foram fundamentais. Em todas as 24 partidas da Ferroviária nesta Série D, pelo menos um atleta da base atuou. Além disso, em 23 partidas teve pelo menos um atleta da base que começou como titular. Em média, oito atletas da base foram relacionados por partida.

Na primeira partida da semifinal contra o Athletic-MG, 12 atletas das categorias de formação foram relacionados, sendo que cinco deles começaram como titulares. A média de idade do time titular nesta partida foi de 24,5 anos. O gol da vitória foi marcado por Batista, após assistência de Thomaz.

Xavier, resolveu quando a Ferroviária mais precisou

Já primeira partida da final contra o Ferroviário-CE, dez atletas das categorias de formação foram relacionados, sendo que quatro deles começaram como titulares. A média de idade do time titular nesta partida foi de 24,9 anos.

Ademais, o técnico da conquista do acesso, Alexandre Lopes, veio da equipe sub-20, onde tinha 100% de aproveitamento (oito jogos e oito vitórias). Assumiu a Ferroviária na 7ª rodada da primeira fase e foi efetivado no dia 19 de junho, na 10ª rodada. Em 18 partidas, foram dez vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

GOLS EM MOMENTOS DECISIVOS

As categorias de formação também tiveram papel importante nos gols da equipe. Do total de 27 gols marcados pela Ferroviária na campanha, cinco deles foram marcados por atletas da base do clube, representando 18,5%. Antonio foi o principal goleador das categorias de formação da AFE, com três gols. No início do ano, ele havia disputado a Copa São Paulo de Futebol Júnior com a camisa grená.

E foram gols em momentos fundamentais para a sequência da equipe: na primeira vitória da Locomotiva na competição, 5 a 1 contra o Cascavel-PR pela 7ª rodada da primeira fase, Antonio marcou duas vezes. Depois, pela 10ª rodada, na vitória contra o CRAC-GO fora de casa, Rafael Luiz marcou o gol da vitória que fez a AFE se reaproximar do G4 do Grupo A7. Pela segunda partida do mata-mata, contra o Hercílio Luz-SC, fora de casa, Antonio marcou o primeiro gol do jogo. E no duelo do acesso contra o Sousa-PB, fora de casa, Xavier marcou o gol que decretou a vaga da Ferroviária na Série C de 2024.

ESTREIAS NO PROFISSIONAL

A campanha também foi marcada por estreias de atletas da base no time profissional da Ferroviária. Ao todo, seis atletas realizaram a primeira partida na equipe principal: Erick (4ª rodada da primeira fase contra o XV de Piracicaba); Cantarelli (8ª rodada da primeira fase contra o Cascavel-PR); Henry (13ª rodada da primeira fase contra o Maringá-PR); Léo Wall (1º jogo da semifinal contra o Athletic-MG); Cleiton (1º jogo da semifinal contra o Athletic-MG); e Pedro Paulo (2º jogo da final contra o Ferroviário-CE).