Home Ferroviária

Fany Gauto comemora nova chance na equipe titular da Ferroviária

Meia paraguaia voltou ao time titular na partida contra o Real Brasília; jogadora falou também sobre o elenco, das dificuldades com a adaptação no país e das viagens longas

167
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SA

Apesar do gosto amargo do empate diante do Real Brasília pela 12ª rodada do Brasileirão Feminino, a partida acabou sendo importante para uma jogadora da Ferroviária.

Mais de um mês depois, a paraguaia Fany Gauto iniciou uma partida com a camisa das Guerreiras Grenás. A última vez foi no dia 24 de abril, quando a equipe sofreu derrota para o Cruzeiro, na Fonte Luminosa, em jogo da sétima rodada. Depois, ficou como opção no banco de reservas da treinadora Roberta Batista e entrou no decorrer dos 90 minutos.

Em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (15), na Fonte, Gauto comemorou o seu retorno ao time principal e relatou a dificuldade no início por conta da adaptação e do setor bastante concorrido no meio de campo, mas se diz preparada e espera uma nova sequência na equipe titular.

“Pessoalmente, eu estou muito contente de ter retornado ao time titular, mas obviamente foi um pouco complicado. Nas primeiras partidas, demorei para me adaptar por conta do idioma e também por ter grandes jogadoras que atuam na mesma posição que a minha. Então, tive essa dificuldade, mas no dia a dia com elas, eu tenho melhorado a minha comunicação e tenho me adaptado bastante. Creio que eu estou preparada para jogar as próximas partidas e, claro, pronta para ajudar a equipe”

Na competição, a equipe vive momento de oscilação. Nas primeiras rodadas, chegou a ser a líder e estava invicta. Agora, luta por uma permanência dentro do G8 na próxima rodada.

Gauto espera viver o seu momento de glória com a camisa grená, falou do desafio de atuar no futebol brasileiro e acredita em uma virada da equipe dentro da competição.

“É difícil. Quando falamos com a diretoria antes de acertar com a Ferroviária, eu via grandes jogadoras e isso me motivava bastante porque, como jogadora, eu queria crescer e melhorar o meu nível e, na verdade, eu tenho aprendido bastante aqui. É muito diferente do que jogar no Equador, Colômbia, Paraguai e também no Brasil. Estas eram as partidas que eu gostava bastante de jogar contra. Porém, estamos em um momento que podemos melhorar e crescer. Acredito que temos um bom plantel, a Ferroviária formou uma equipe para brigar por títulos e estamos trabalhando, ficando cada vez mais unidas, para podermos continuar lutando, pois ainda temos tempo para isso”, declarou.

Além da fase de adaptação, a paraguaia de 29 anos viveu a sua aventura em território brasileiro. Na partida diante do Avaí/Kindermann, a delegação grená foi de ônibus até a cidade de Caçador, interior de Santa Cataria, percorrendo mais de 14 horas de viagem.

Na oportunidade, ela relatou em suas redes sociais que nunca havia ficando tanto tempo dentro de um ônibus e respondeu com bom humor.

“Eu estava falando com as minhas companheiras que eu nunca tinha ficado tanto tempo dentro de um ônibus. Foram muitas horas e, no Brasil, são distâncias bastante longas. Com o tempo, eu vou aprendendo. Agora, está tudo bem e eu estou até gostando de ficar dentro dos ônibus [risos], mas a gente vai tratar de dar o nosso melhor sempre, não deixando de apoiar”, contou a jogadora.

Analisando a partida contra o Real Brasília, Gauto acredita que ajudou a trazer ao time mais atitude e era algo que estava faltando em outras partidas. Convocada pelo treinador Marcelo Frigério para a seleção Paraguaia, ela quer a vitória neste final de semana, contra o São Paulo, antes de embarcar para a disputa da Copa América, que será disputada de 8 e 30 de julho, na Colômbia.

“Nesta última partida, tratei de ajudar e acho que tivemos mais atitude. Sentia que a equipe estava oscilando neste sentido, pois perdemos jogos que não poderíamos ter perdido. Mas, estamos melhorando no dia a dia e este será mais um jogo muito importante. Quero ganhar e também ir mais feliz para a minha seleção com mais uma vitória”.

A partida entre São Paulo e Ferroviária acontece neste sábado (18), às 11h, em Cotia, pela 13ª rodada.