Home Ferroviária

Ferroviária conta com jogadoras na conquista do bronze do Brasil no Mundial Feminino Sub-20

Pela primeira vez, representantes das Guerreiras Grenás Aline Gomes conquistaram as medalhas em torneio realizado na Costa Rica

97
Goleira Yanne e atacante Aline Gomes foram as representates da Ferroviária no Mundial Feminino Sub-20 - Crédito: Thais Magalhães/CBF

Em seu melhor desempenho da história, o Brasil ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20, quando derrotou os Países Baixos por 4 a 1, na noite deste domingo (28), em partida disputada no estádio Nacional, em San Jose, na Costa Rica.

A conquista também contou com duas jogadoras que representaram a Ferroviária durante a disputa do Mundial, a goleira Yanne e a atacante Aline Gomes, um dos destaques da equipe comandada pelo treinador Jonas Urias e autora de dois gols na competição.

Não só a conquista foi um marco para esta geração, mas também para a história das Guerreiras Grenás. Pela primeira vez, o clube araraquarense contou com representantes na conquista da categoria.

Em 2006, quando a Seleção Brasileira também ficou na terceira colocação do Mundial, derrotando os Estados Unidos nas penalidades, a equipe contava com a atacante Elis, na qual defendia o Extra/Fundesport, que se tornaria Ferroviária no ano seguinte.

Outras duas atletas que hoje defendem o time principal grená, mas que representavam outros clubes na época, também estavam presentes: a goleira Luciana (Atlético-MG) e a lateral-direita Daiane (São Paulo).

Na campanha do Brasil na edição de 2022, a equipe comandada por Jonas Urias obteve quatro vitórias em seis jogos disputados, perdendo na semifinal do torneio para o Japão, que ficou com o vice-campeonato

As duas atletas afeanas conquistaram os Campeonatos Sul-Americanos com o Brasil. Na Sub-17, Aline Gomes se destacou e terminou como vice-artilheira do torneio com seis gols, enquanto Yanne esteve presente no triunfo da Sub-20.

Seleção Brasileira Feminina conquistou a terceira colocação no Mundial Sub-20, disputado na Costa Rica – Crédito: Thais Magalhães/CBF

CONQUISTAS ENVOLVENDO FERROVIÁRIA E SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA

O Brasil obteve seus melhores desempenhos em Jogos Olímpicos, terminando com as medalhas de prata em 2004 e 2008. Nos Jogos de Atenas (2004), a seleção contou com duas jogadoras que na época defendiam o Extra/Fundesport, a lateral-direita Elaine e a zagueira Mônica.

Já em 2008, as Guerreiras Grenás tiveram a zagueira Andreia Rosa como representante na conquista da prata dos Jogos de Pequim. O treinador do futebol masculino da Ferrinha, Vinícius Munhoz, era o preparador físico., fez parte da comissão técnica, liderada pelo técnico Jorge Barcellos.

Na Copa do Mundo de 2007, disputada na China, o Brasil teve o seu melhor desempenho na história dos mundiais e ficou com o vice-campeonato, perdendo a decisão para a Alemanha. A zagueira Mônica foi novamente convocada e se tornou novamente representante do clube araraquarense na competição.

Com informações do site RSSSF Brasil