Home Destaques

Ferroviária empata e fica com o vice-campeonato do Paulista Feminino Sub-17

Guerreirinhas Grenás lutam, mas acabam empatando com o São Paulo em 2 a 2, no estádio Bruno José Daniel

119
Crédito: Jonatan Dutra/Ferroviária SAF

A Ferroviária lutou bravamente, mas ficou com o vice-campeonato do Paulista Feminino Sub-17.

Na tarde deste domingo (27), a equipe empatou com o São Paulo por 2 a 2, em partida realizada no estádio Bruno José Daniel, em Santo André. No primeiro duelo, a equipe da capital havia vencido por 3 a 2 e jogava pelo empate.

As Guerreirinhas Grenás chegaram abrir 2 a 0 com a meia Fernanda e a atacante Rhaissa Oliveira. Porém, o São Paulo marcou com Késia e, no último minuto, com Rebeca, dando números finais no jogo.

Com o resultado, as categorias de base do futebol feminino encerram a temporada disputando quatro finais estaduais, conquistando três títulos (Sub-15, Sub-20 e o Festival Feminino Sub-14), enquanto o Sub-17 ficou com o vicecampeonato.

O JOGO

Logo no primeiro minuto, a Ferroviária abriu o placar. Em jogada pela direita, Aline Gomes finta a marcadora, vai até a linha de fundo e cruza, a zaga são-paulina afastou o perigo, mas a sobra ficou com Fernanda, que acertou chute de fora da área no canto direito de Nanda: 1 a 0.

Após o gol, a Ferroviária começou a reter a posse de bola, mas sem muita intensidade. A pressão diminuiu e o São Paulo começou a chegar mais ao ataque, porém sem perigo até a meta da goleira Leilane.

Já aos 30 minutos, a Ferroviária conseguiu ampliar o placar. Em boa trama pelo meio, Rhaissa Oliveira recebe a bola e, mesmo desequilibrada no lance, consegue a finalização e a bola bate na bochecha da rede para fazer 2 a 0.

Aos 34, quase o São Paulo diminuiu o placar. Em cobrança de falta, Vitorinha chutou por cima da barreira, Leilane fez a defesa parcial e Flávia pegou o rebote, cruzou na pequena área e a jogadora são-paulina chegou finalizando para o gol, mas a zaga afastou a bola de cima da linha, saindo em escanteio.

Já a Ferrinha voltou a aparecer no campo de ataque aos 40. Aline Gomes fez grande jogada pela esquerda, fintou duas marcadoras e cruzou para a chegada de Rhaissa Oliveira, que desviou a bola de cabeça, mas foi no centro do gol para a defesa de Nanda.

Nos acréscimos, aos 43, o São Paulo quase marcou. Em jogada pela esquerda, Gi avançou no campo de ataque e chutou cruzado. A bola explodiu no travessão e saiu pela lateral.

O segundo tempo começou com o time da casa tentando pressionar na busca do primeiro gol, mas parou na marcação grená.

Porém, já aos 18 minutos, o São Paulo chegou ao seu gol. Após cruzamento da esquerda, Késia se antecipa e consegue o cabeceio, a bola encobriu Leilane, que nada pôde fazer: 2 a 1.

Aos 25, a Ferrinha tentou dar a resposta. Aline Gomes recebe passe de calcanhar de Nat Vendito, limpa a jogada e finaliza no gol, mas Nanda faz a defesa.

Já aos 27, o time grená teve a chance de abri vantagem novamente. A bola bate no braço da jogadora são-paulina dentro da área e a árbitra marcou penalidade. Nat Vendito cobrou e Nanda fez a defesa. Bia Oliveira pegou o rebote e emendou um chute forte, mas a bola carimbou a trave.

Quando a partida se encaminhava para as penalidades, a Ferroviária foi castigada no último minuto. Em cobrança de escanteio, Leilane afasta a bola provisoriamente da grande área e Rebeca pega a sobra para mandar a bola para o fundo das redes: 2 a 2.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PAULISTA FEMININO SUB-17 2022 – FINAL

SÃO PAULO 2×2 FERROVIÁRIA
Data/horário: domingo, 27 de novembro de 2022, às 15h
Local: estádio Bruno José Daniel, em Santo André
Arbitragem: Fernanda dos Santos Ignacio, auxiliada por Juliana Vicentin Esteves e Viviane Pereira Lopes; 4ª árbitra: Ana Caroline D’Eleuterio de Sousa Carvalho
Cartões amarelos: Lúcia, Gi (São Paulo); Rhaissa Oliveira, Geovanna (Ferroviária)
Gols: Késia (aos 18′ do 2T), Rebeca (aos 44′ do 2T) para o São Paulo; Fernanda (a 1′ do 1T), Rhaissa Oliveira (aos 30′ do 1T) para a Ferroviária

São Paulo – Nanda; Caylane (Melzinha), Kédima, Ana Beatriz e Gi; Ana Júlia, Luísa Fontes (Júlia Vaini) e Isa Morais (Rebeca); Flávia, Vitorinha e Lúcia (Késia). Técnico: Thiago Viana

Ferroviária – Leilane; Samara, Grazy, Marina e Anita; Aninha, Fernanda (Pepê) e Nat Vendito; Aline Gomes, Rhaissa Oliveira (Bia Oliveira) e Geovanna (Duda Frazão). Técnica: Julia Passero