Home Destaques

Ferroviária empata sem gols diante do Ferroviário pela decisão do Brasileirão Série D

Ferrão cria as principais chances e trave salva a Locomotiva de derrota na Fonte Luminosa; decisão fica para o próximo sábado (16), em Fortaleza

41
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

Na noite desta quarta-feira (13), Ferroviária e Ferroviário-CE iniciaram a decisão do Brasileirão Série D 2023 com empate em 0 a 0, em partida disputada na Fonte Luminosa, pelo primeiro jogo da grande final.

Em duelo bastante equilibrado, o Ferrão conseguiu chegar com mais perigo até a meta grená, em chutes de Thiaguinho e Ciel, nos quais a bola pararam na trave e travessão, respectivamente.

Já a Ferrinha criou situações claras de gol, em uma delas com Batista dentro da pequena área, mas acabou finalizando mal pela linha de fundo.

Na reta final de jogo, o defensor Roni Lobo acabou recebendo cartão vermelho por falta dura em Vitor Barreto.

Com o resultado, a decisão segue em aberto e o duelo decisivo acontecerá no próximo sábado (16), às 16h, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, valendo o título da competição. Um novo empate levará a decisão para as penalidades.

O JOGO

Logo no primeiro minuto, o Ferroviário deu as caras no campo de ataque e por pouco não abriu o placar com o artilheiro Ciel, mas a arbitragem flagrou impedimento no lance.

Antes desta jogada, houve um choque forte entre Batista e Felipe Guedes, com o jogo ficando paralisado por cerca de três minutos. Pior para o jogador do Ferrão, que precisou ser substituído, dando lugar para Thiaguinho.

Já aos cinco minutos, foi a vez da Ferroviária responder e quase abriu o placar. Em jogada pela esquerda, Felipinho recebeu da intermediária e, livre de marcação, chutou forte e a bola saiu a esquerda do gol defendido por Igor Rayan.

Depois das chances criadas, o jogo ficou mais equilibrado com as equipes disputando a posse de bola, mas sem muita criação no campo ofensivo.

O Ferroviário começou a rondar a defesa grená e chegou a balançar as redes com Ciel, mas a arbitragem flagrou impedimento no lance, com o VAR confirmando a irregularidade.

Aos 40 minutos, a Ferrinha quase abriu o placar. Em contra-ataque, Antônio ganhou na velocidade pelo lado esquerdo, foi até a linha de fundo e cruzou, Batista finalizou desequilibrado dentro da pequena área e a bola acabou subindo para longe do gol, desperdiçando grande chance. O empate sem gols persistiu até a reta final da primeira etapa.

Na volta do intervalo, as equipes não fizeram alterações e a bola rolou para o segundo tempo.

Aos nove minutos, o Ferroviário quase conseguiu abrir o placar. Após cobrança de falta da direita, a bola sobrou pata Thiaguinho chutar forte, ela explodiu na trave direita de Léo Wall.

Depois do lance, o treinador Alexandre Lopes promoveu três mudanças na equipe, colocando Paulinho Santos, Thomaz e Vitor Barreto.

O Ferrão continuou pressionando, mas não chegava a levar com perigo com as finalizações ao gol.

Já a Ferrinha voltou a chegar com perigo aos 26 minutos. Paulinho Santos recebeu da intermediária e arriscou chute forte. A bola quicou na frente de Igor Rayan e explodiu em seu peito, saindo para escanteio.

A Ferroviária começou a apresentar um maior volume de jogo após as alterações, mas começou a pecar no último terço do campo, arriscando chutes de longa distância, sem perigo.

Porém, o Ferrão voltou a chegar com perigo e por pouco não abriu o placar aos 36 minutos. Em cobrança de falta próxima da grande área, Ciel cobrou por cima da barreira e a bola explodiu no travessão, para sorte dos lados grenás.

Já aos 48 minutos, o Ferroviário ficou com um jogador a menos. Roni Lobo parou com falta Vitor Barreto e foi expulso. O árbitro Maguielson Lima Barbosa havia mostrado o segundo amarelo e em seguida o cartão vermelho, porém o VAR foi acionado e acabou anulando o segundo amarelo para mostrar o vermelho direto.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D – 2023 – FINAL – JOGO DE IDA

FERROVIÁRIA 0x0 FERROVIÁRIO-CE
Data/horário: quarta-feira, 13 de setembro de 2023, às 20h
Local: estádio Fonte Luminosa, em Araraquara
Arbitragem: Maguielson Lima Barbosa (DF), auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Lucas Costa Modesto (DF); 4º árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA), auxiliado por Charly Wendy Straub Deretti (FIFA-SC)
Público: 4.199 pagantes
Renda: R$ 41.530,00
Cartões amarelos: Judá Aguiar (aos 33′ do 1T), Gustavo Medina (aos 43′ do 2T) para a Ferroviária; Brayan (aos 44′ do 1T), Roni Lobo (aos 36′ do 2T), Wesley (aos 36′ do 2T), Igor Rayan (aos 37′ do 2T) para o Ferroviário
Cartão vermelho: Roni Lobo (aos 48′ do 2T) para o Ferroviário

Ferroviária – Léo Wall; Cleiton (Vitor Ricardo, aos 29′ do 2T), Gustavo Medina, Alysson Dutra e Chico Bala; Pablo Gabriel, Judá Aguiar (Paulinho Santos, aos 12′ do 2T) e Felipinho (Thomaz, aos 12′ do 2T); Antônio, Batista (Pilar, aos 24′ do 2T) e Marcos Nunes (Vitor Barreto, aos 12′ do 2T). Técnico: Alexandre Lopes

Ferroviário – Igor Rayan; Wesley, Alisson, Eder Lima e Brayan; Felipe Guedes (Thiaguinho, aos 6′ do 1T), César Sampaio e Tarcísio (Roni Lobo, aos 31′ do 2T); Gabryel Martins (Abner, aos 31′ do 2T), Kadu Barone (Cairo, aos 15′ do 2T) e Ciel. Técnico: Paulinho Kobayashi