Home Destaques

Ferroviária goleia o Grêmio e mantém a liderança do Brasileirão Feminino

Aline Gomes marca dois, Guerreiras Grenás encerram tabu diante das Gurias Gremistas e se aproxima da vaga às quartas de final

119
Crédito: Jonatan Dutra/Ferroviária SAF

Na tarde deste domingo (30), a Ferroviária alcançou a quinta vitória consecutiva e confirmou a liderança do Brasileirão Feminino.

As Guerreiras Grenás encararam o Grêmio e goleou pelo placar de 4 a 1, em partida disputada no estádio Airton Ferreira da Silva, em Eldorado do Sul, pela nona rodada da competição

O destaque da partida ficou para a atacante Aline Gomes, autora de dois gols e se consolida como a artilheira da competição, agora com oito gols. Mylena Carioca e Pati Maldaner, contra, foram as marcadoras dos outros gols grenás.

A Ferrinha encerrou tabu diante diante das Gurias Gremistas. A equipe nunca havia vencido o clube gaúcho. Antes, eram três jogos com três derrotas.

Com o triunfo, a equipe grená chega aos 24 pontos, mesma pontuação do Flamengo, mas leva vantagem no saldo de gols, e também se aproxima da vaga às quartas de final.

Na próxima rodada, a Ferroviária volta a jogar em Araraquara e recebe o Flamengo, domingo (7), às 16h, na Fonte Luminosa. Já o Grêmio enfrentará o Athletico-PR, na sexta-feira (5), às 15h, no CT do Caju, em Curitiba.

O JOGO

Em jogo bastante equilibrado em seu início, as equipes não conseguiram produzir ofensivamente e criaram poucas chances de gol.

Com o passar do tempo, o Grêmio começou a chegar mais ao ataque, mas sem levar para o gol defendido por Luciana.

Porém, aos 26 minutos, foi a Ferroviária que criou a primeira chance de gol do jogo. Em boa trama, Nicoly recebe na direita, cruza na área, Aline Gomes toca para Raquel, que gira sobre a marcação e bate de pé esquerdo para defesa de Vivi.

Já aos 36 minutos, as Guerreiras Grenás conseguiram abrir o placar. Em saída errada, Vivi entrega a bola para Aline Gomes, que vê a goleira gremista adiantada e manda a bola no ângulo direito para marcar um golaço: 1 a 0.

Atrás do placar, as Gurias Gremistas começaram a sair mais para o ataque e conseguiu chegar ao gol de empate aos 44 minutos. Em cruzamento da direita, a arbitragem viu toque de Camila em Rafa Levis, que foi derrubada na área e marcou penalidade. Na cobrança, a própria Levis bateu no ângulo esquerdo, sem chances de defesa para Luciana: 1 a 1.

Na segunda etapa, a treinadora Andreia Rosa promoveu alteração na equipe, colocando Mylena Carioca no lugar de Eudimilla.

Aos seis minutos, o Grêmio chegou com perigo. Em cobrança de falta ensaiada, Rafa Levis recebe bola livre no meio e lance na área para Caty, que ganha de Aline Gomes e chuta, mas a bola sai por cima do gol de Luciana.

Porém, aos 12 minutos, a Ferrinha voltou a ficar a frente do placar. Nicoly recebe bola na direita e toca para Mylena Carioca que cruzou na área, mas Pati Maldaner tentou afastar e colocou a bola para as redes do próprio patrimônio: 2 a 1.

Após a parada técnica para hidratação, a Ferroviária voltou melhor e conseguiu ampliar o placar aos 28 minutos. Suzane dá bela enfiada de bola na direta para Mylena Carioca, que ganha na corrida de Brito, entra na área e bate na saída da goleira Vivi para fazer 3 a 1.

Depois de abrir vantagem, o Grêmio acordou e começou a pressionar as Guerreiras. No minuto seguinte, a equipe gaúcha chegou perigo em chute de dentro da área de Caty e a bola saiu com muito perigo a esquerda do gol.

Já aos 32 minutos, em vacilo da zaga grená, Camila protege a bola para defesa de Luciana, mas Dani Ortolan se antecipa e finaliza, a bola bate no pé da trave e Luana chega para afastar o perigo, mandando a bola para escanteio.

Depois da pressão gremistas, a Ferroviária começou a administrar melhor a posse de bola e começou a complicar as investidas do adversário no campo de ataque.

Já aos 42 minutos, em cobrança de falta, o Grêmio quase descontou em chute de Rafa Levis, a bola passou por toda a área e saiu com perigo a esquerda do gol defendido por Luciana.

Aos 47 minutos, a Ferroviária transformou a vitória em goleada. Em lançamento na direita, Aline Gomes ganha na corrida de Brito, dá toca por cima da goleira Vivi, entra com bola e tudo para o fundo das redes: 4 a 1.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO A1 – 9ª RODADA

GRÊMIO 1×4 FERROVIÁRIA
Data/horário: domingo, 30 de abril de 2023, às 15h
Local: estádio Airton Ferreira da Silva, em Eldorado do Sul
Arbitragem: Anderson da Silveira Farias, auxiliado por Ariela Duarte da Silveira e Gustavo Marin Schier; 4ª árbitra: Andressa Hartmann
Cartões amarelos: Pati Maldaner (aos 46′ do 1T), Rafa Levis (aos 9′ do 2T) para o Grêmio; Ingryd (aos 27′ 1T), Day Silva (aos 45′ do 2T) para a Ferroviária
Gols: Rafa Levis (aos 44′ do 1T) para o Grêmio; Aline Gomes (aos 36′ do 1T e aos 47′ do 2T), Pati Maldaner (contra – aos 12′ do 2T) para a Ferroviária

Grêmio – Vivi; Brito, Tuani (Duda Pedra, aos 30′ do 2T) e Pati Maldaner; Sashá (Dani Ortolan, aos 18′ do 2T), Caty, Jéssica Peña (Dani Barão, aos 18′ do 2T), Rafa Levis e Natane (Raissa Bahia, aos 27′ do 2T); Cássia e Raquel. Técnico: Felipe Endres

Ferroviária – Luciana; Nicoly (Daiane, aos 14′ do 2T), Camila, Luana e Barrinha; Raquel, Ingryd (Day Silva, aos 34′ do 2T) e Sochor (Suzane, aos 24′ do 2T); Aline Gomes, Laryh (Lelê, aos 24′ do 2T) e Eudimilla (Mylena Carioca, no intervalo). Técnica: Andreia Rosa