Home Destaques

Ferroviária vence o Defensor Sporting-URU e se classifica ao mata-mata da Libertadores Feminina

Com golaço de Rafa Mineira, Guerreiras Grenás batem as Violetas por 1 a 0 e garantem classificação às quartas de final com uma rodada de antecedência

125
Crédito: Staff Images Woman/CONMEBOL

A Ferroviária está classificada às quartas de final da Libertadores Feminina. Na noite deste domingo (16), a equipe bateu o Defensor Sporting-URU por 1 a 0, em partida disputada no estádio Rodrigo Paz Delgado (Casablanca), em Quito, no Equador, sede da competição.

Superior em toda parte do jogo, as Guerreiras Grenás marcaram o gol da vitória aos sete minutos da segunda etapa em belo chute de fora da área de Rafa Mineira, dando números finais no jogo. A meia foi eleita pela CONMEBOL como a melhor jogadora em campo.

O triunfo levou a equipe aos seis pontos e ocupa a segunda colocação do Grupo B. Na preliminar, o Boca Juniors-ARG bateu o Club Ñañas-EQU por 4 a 2 e também se garantiu na fase mata do torneio.

Na última rodada, Ferroviária e Boca se enfrentarão na quarta-feira (19), às 17h (Brasília), no estádio Gonzallo Pozo Ripalda, para decidir a primeira colocação da chave.

O JOGO

Logo aos quatro minutos, a equipe grená criou a primeira chance. Rafa Mineira tocou na direita para passagem de Laryh, que entrou na área e chutou, mas a bola acertou a rede pelo lado de fora.

Em mais uma chegada perigosa da Ferroviária aconteceu pelo lado esquerdo. Aos oito minutos, Rafa Mineira tocou para ultrapassagem de Barrinha, que cruzou na área e Laryh pegou de primeira, mas a bola passou a esquerda do gol de Ubal.

Tocando melhor a bola, a Ferrinha chegou novamente com perigo. Na marca dos 11 minutos, Laryh serviu Mylena Carioca, que entrou na área e finalizou, mas a bola foi em cima de Ubal, fazendo a defesa no centro do gol.

Melhor na partida, as Guerreiras Grenás mantinham a posse de bola e frequentavam mais o campo de ataque. As uruguaias tentavam jogar no erro grená para tentar encaixar um contra-ataque.

Aos 22 minutos, quase o time araraquarense contou com ajuda das uruguaias. Mylena Carioca cruzou na área, Ubal afastou a bola com os pés, mas bateu em Caterin Lima e por pouco não marca contra. A bola saiu em escanteio.

O ímpeto grená continuou e por pouco não abriu o placar aos 28 minutos. Suzane recebe pelo meio e toca para Eudimilla na área. A jogadora finta a marcadora e bate forte com o pé direito, mas Ubal espalma e manda a bola para escanteio.

No lance seguinte, Eudmilla cobrou o escanteio na marca do pênalti para finalização de primeira de Ana Alice, mas a bola explodiu no braço de Laryh com a árbitra italiana marcando falta a favor das uruguaias.

O time araraquarense continuou pressionando e por pouco não abriu o placar aos 40 minutos. Em jogada pela esquerda, Mylena Carioca finta a marcadora corta para dentro e bate colocado. A bola encobriu a goleira Ubal, mas Caterin Lima conseguiu afastar de cabeça em cima da linha, evitando o primeiro gol do jogo.

Em nova chance, a Ferinha desperdiçou mais uma vez. Três minutos depois, Mylena Carioca aproveita vacilo da marcação e cruza na medida para Laryh, que dominou e encheu o pé na cara da bola, mas ela explodiu no travessão e saiu pela linha de fundo.

Na volta para o segundo tempo, a treinadora Jéssica de Lima promoveu duas mexidas na equipe, promovendo as entradas de Daiane e Luana, nos lugares de Karina e Ingryd.

Logo no primeiro minuto, a Ferrinha desperdiçou mais uma chance. Daiane lançou bola do campo de defesa para a entrada de Rafa Mineira pela última linha defensiva. A meia-campista foi até a linha de fundo e cruzou para a chegada de Laryh. A bola passou vagarosamente pelo lado esquerdo do gol, tirando tinta trave, indo para fora.

De tanto insistir, o gol grená finalmente saiu aos sete minutos. Em jogada pela esquerda, Suzane cruza na área, a zaga uruguaia afastou provisoriamente, mas Rafa Mineira pegou a sobra e acertou um belo chute de pé esquerdo para mandar a bola no ângulo sem chances de defesa para Ubal: 1 a 0.

Meia Rafa Mineira foi eleita a melhor jogadora em campo pela CONMEBOL – Staff Images Woman/CONMEBOL

Aos 11 minutos, Rafa Mineira fez bom lançamento para Eudimilla, que tentou o domínio, mas acabou sendo derrubada, mas a arbitragem não marcou pênalti claro a favor do time grená.

Em desvantagem no placar, as Violetas tentavam sair para o ataque, mas apostavam muito nas bolas paradas, principalmente nas cobranças de escanteio, sem êxito.

Já a Ferrinha voltou a chegar com perigo aos 18 minutos através de cobrança de falta pelo lado esquerdo. Rafa Mineira cobrou direto para o gol, mas Ubal fez boa defesa, espalmando a bola para longe da área.

Com total controle do jogo, a Ferroviária foi ficando perto do segundo gol. Aos 27 minutos, Suzane recebeu na entrada da área e arriscou chute de longe, Ubal se esticou toda e mandou a bola para escanteio.

Após diversas substituições, o primeiro chute a gol das uruguaias aconteceu aos 33 minutos da entrada da área, mas para defesa de Luciana em dois tempos, sem perigo algum.

A Ferrinha voltou a chegar com perigo em cobrança de escanteio aos 39 minutos. Eudimilla cobrou fechado, Laryh desviou de cabeça e a bola ficou para Camila, que finalizou, mas a bola saiu por cima do gol.

FICHA TÉCNICA

COPA LIBERTADORES FEMININA 2022 – FASE DE GRUPOS – 2ª RODADA

DEFENSOR SPORTING-URU 0x1 FERROVIÁRIA
Data/horário: domingo, 16 de outubro de 2022, às 19h15 (Brasília)
Local: estádio Rodrigo Paz Delgado (Casablanca), em Quito
Arbitragem: Maria Marotta (ITA), auxiliada por Tiziana Tasciatti (ITA) e Silvia Fernandez Perez (ESP); 4ª árbitra: Jenny Arias Parga (COL)
Cartões amarelos: Raquel Ferreira (preparadora física), Eudimilla (Ferroviária)
Gols: Rafa Mineira (aos 7′ do 2T) para a Ferroviária

Defensor Sporting – Anabel Ubal; Camila Santos (Arias Bonilla), Maria Paz Vila, Romina Soravilla e Caterin Lima; Josefina Felix (Di Santi), Havelin Jara (Victoria Sena), Maria Cordoba (Sharon Lopez) e Naiara Ferrari; Juliana Castro (Micaela Fernandez) e Sofia Oxandabarat. Técnico: Juan Saralegui

Ferroviária – Luciana; Karina (Daiane), Ana Alice, Camila e Barrinha; Ingryd (Luana), Suzane (Nicoly) e Rafa Mineira (Fany Gauto); Mylena Carioca, Laryh e Eudimilla. Técnica: Jéssica de Lima