Home Geral

Amizade, saudosismo e amor pela Ferroviária

87

Ferroviária Masters 02Acima, a Ferroviária de 1982. Na foto, em pé: Marinho Paranaense, Abelha, Vica, Hermínio, Zilinho, Divino, Armandão (massagista), José Carlos Porsani (diretor social). Agachados:  Marinho Rã, Miltinho, Douglas Neves, Sidinei AlásticoAcima, a Ferroviária de 1982. Na foto, em pé: Marinho Paranaense, Abelha, Vica, Hermínio, Zilinho, Divino, Armandão (massagista), José Carlos Porsani (diretor social). Agachados:  Marinho Rã, Miltinho, Douglas Neves, Sidinei Alásticoe Claudinho.

Uma geração de ouro. Jogadores que, acima da qualidade ímpar dentro de campo, cultivavam uma amizade além das quatro linhas. Assim podemos resumir o sentimento que pairava entre os atletas que defenderam as cores da Ferroviária nos anos 80.

Os torcedores mais novos da AFE podem não saber, mas nessa época, mais precisamente em 1982, ela venceu o Torneio Seletivo da Federação Paulista de Futebol, numa decisão contra o América FC, de São José do Rio Preto.

Também terminou o Paulistão em 6º lugar, garantindo vaga no Brasileirão (Taça de Ouro) do ano seguinte, onde conseguiu históricos resultados, como a vitória de 3 a 1 sobre o Grêmio, de Renato Gaúcho, no Rio Grande do Sul.

Com o objetivo de manter essa chama acesa e evitar um possível distanciamento entre os amigos, o ex-zagueiro Hermínio Palombo, que defendeu a AFE em 1982, deu origem ao time master da Ferroviária. Hoje, na diretoria do projeto, ele conta com a companhia de outros antigos companheiros de campo: Mauro Pastor, Edmílson e Rosão.

A ideia começou simples, há mais de cinco anos, com as famosas confraternizações de fim de ano e o direito ao churrasco no final.

Atualmente, a atividade ficou mais séria e os amigos se reúnem com mais frequência, com quase um jogo por mês contra equipes da Região dentro e fora da cidade.

Os uniformes utilizados por todos foram cedidos pela diretoria atual da Ferrinha. “Praticamente todos nós encerramos a carreira ao mesmo tempo. Começamos juntos, há 38 anos, do amador ao profissional. Agora, nos divertimos”, conta Herminio.

Fora seus membros diretores, o grupo conta com várias estrelas como Douglas Onça, o garoto de Ouro da Vila Xavier, o ex-atacante Marcão, os xerifes Dama e Marco Antônio, o ex-atacante Marinho Rã e até os técnicos de futebol Dorival Júnior e PC de Oliveira. Ainda, no plantel, temos Milton, Marco Antônio, Vica, Vavá, Divino, Zé Rubens, Carlos Henrique, Donato, Douglas Neves, Gerson, Julimar, Gallo, Lavinho, Miltinho, Claudinho, Sergio Miranda, Carlos, Edu Rosa, Caico, Sidney e Marcão.

O técnico desse time é o Lua, torcedor símbolo da Ferroviária. E por falar em professor, vale ressaltar que todos esses nomes foram treinados ou tiveram contato direto com o ídolo maior da AFE, Olivério Bazzani Filho, ou apenas Bazzani, falecido em 2007.

“Temos um grupo fixo, mas nada nos impede de chamar mais gente para brincar conosco. Tudo é feito com muito amor e também, sempre que possível, realizamos ações beneficentes para ajudar alguma instituição ou mesmo algum ex-atleta que passa por dificuldades. Saber que algum amigo nosso está mal nos incomoda demais. E vou dizer, dentro do campo, perdemos apenas para o Flamengo. Quem quiser nos chamar para algum amistoso, basta entrar em contato”, finaliza Herminio.

Ferroviária Masters 03Registro da partida contra o XV de Jaú