Home Geral

Governo moderniza normas de segurança e saúde do trabalho

Medidas visam garantir a segurança do trabalhador 

370

O governo federal lançou nesta terça-feira (30), no Palácio do Planalto, um amplo processo de atualização de regras que regulam o universo trabalhista brasileiro. Foram anunciadas a modernização das Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Saúde no Trabalho e a consolidação e simplificação de decretos trabalhistas.

“A NR 1, por exemplo, a partir de agora, os trabalhadores que foram demitidos, no intervalo de 2 anos possam ser recontratados, desde que seja na mesma condição laboral, sem a necessidade que se faça um novo treinamento. Isso vai significar uma economia de quase R$ 1 bilhão por ano. Para o trabalhador, uma economia de tempo para que ele possa imediatamente ser admitido e voltar ao mercado de trabalho”, disse o Secretário Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia Rogério Marinho.

O Presidente Jair Bolsonaro disse que “a revogação destas normas, o aperfeiçoamento são muito bem vindas, e isso sim pode destravar nossa economia e nos levar ao caminho da prosperidade”. As medidas vão garantir a segurança do trabalhador e regras mais claras e racionais, capazes de estimular a economia e gerar mais empregos.