Home Destaques

Distrito de Bueno e assentamentos rurais da região reivindicam escola com ensino médio 

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) encaminhou pedido ao governo do estado 

110
O vereador Guilherme Bianco pediu ao Governo do Estado de São Paulo a implantação do Ensino Médio - 1ª a 3ª séries - nos períodos diurno e noturno, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo "Eugênio Trovatti”

Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara, autorizaram, na Sessão Ordinária da terça-feira, dia 8, o encaminhamento do Requerimento nº 507/2021, de autoria do vereador Guilherme Bianco, pedindo ao Governo do Estado de São Paulo a implantação do Ensino Médio – 1ª a 3ª séries – nos períodos diurno e noturno, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo “Eugênio Trovatti”, localizada no Distrito de Bueno de Andrada, em Araraquara.

Bianco relata no documento que a reivindicação partiu dos próprios moradores do distrito “para que a juventude local tenha direito ao acesso integral a educação”. Localizado a 18 quilômetros da área central da cidade de Araraquara, jovens em idade escolar, encontram apenas escolas de ensino fundamental, gestadas pelo município. Além de não terem disponível o ensino médio, esses jovens começam a trabalhar cedo para ajudar no sustento da família e precisam percorrer longas distâncias para cursar o ensino médio, fatores que resultam num altíssimo grau de evasão escolar.

De outro lado, as escolas municipais do campo do município de Araraquara sempre apresentaram excelentes resultados na formação de seus alunos, com métodos e linguagens adequados ao público servido nestas áreas rurais, recebendo, inclusive, premiações nacionais ao longo de sua existência. Segundo o vereador, “a oferta de vagas para o Ensino Médio no Distrito de Bueno de Andrada impactaria de forma positiva nos jovens residentes no próprio distrito, mas também nos assentamentos do Horto de Bueno de Andrada e do Monte Alegre”, assegurou Bianco.

DIREITO À ESCOLA

No documento ele ainda citou a experiência exitosa da Escola Estadual Prof.ª Helena Borsetti, localizada em São Lourenço do Turvo, distrito do município de Matão, que passou a ofertar vagas de Ensino Médio no ano de 2001. “Este é um exemplo a ser seguido e é uma oportunidade de união da sociedade local e das autoridades públicas, sensíveis a este problema, que podemos considerar de maior gravidade. É preciso uma solução concreta que atenda à reivindicação desta população, que pede melhores condições de educação naquela comunidade. E nem podemos considerar um pedido, e sim, um direito”, assegurou Bianco.

Requerimentos para fora da esfera municipal dependem de autorização do coletivo dos vereadores, que podem acatar o pedido ou não. Já os requerimentos dentro do município são deferidos pela presidência e encaminhados, sem que seja preciso passar por votação em Plenário.