Home Política

Guarda Civil Municipal de Araraquara está com 33% da frota fora de operação

Informação foi passada pela Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública após fiscalização do vereador Rafael de Angeli (PSDB)

26
GCM conta com dez carros, duas camionetes, um micro-ônibus, cinco motocicletas: 67% estão em condições de uso

A situação da frota utilizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Araraquara foi tema do Requerimento nº 766/2023, enviado em setembro à Prefeitura pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB).

Na ocasião foram pedidas informações detalhadas sobre as manutenções regulares e preventivas, além da relação e situação dos veículos leves, utilitários, motocicletas e micro-ônibus que deveriam estar em uso pelos servidores durante o exercício de suas funções, que são proteger os bens, serviços e instalações municipais, entre outras atribuições.

João Alberto Nogueira Júnior, secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, informou em documento que, em novembro de 2023, a GCM contava com dez carros, duas camionetes, um micro-ônibus, cinco motocicletas e, desse total, 67% estavam em condições de uso.

O titular da pasta prossegue em sua resposta afirmando que, dos 18 veículos da corporação, havia quatro viaturas e uma motocicleta fora de operação por problemas mecânicos. Sobre a interrupção no uso do único micro-ônibus da frota, ele explica que “encontra-se em andamento na Prefeitura Municipal o processo de contratação dos serviços necessários para o seu reparo”.

A respeito dos questionamentos relativos aos contratos de manutenções preventivas ou corretivas, Nogueira esclarece que durante o período da garantia dos veículos as revisões são feitas conforme orientações do fabricante que constam no manual e que um guarda civil municipal fica responsável pelo controle da quilometragem nesse período.

Ari Pavan, coordenador executivo de Logística, complementa esclarecendo que, quando esse prazo é encerrado, as ações passam a acontecer de forma preventiva ou corretiva, conforme a necessidade dos equipamentos. Entre os procedimentos obrigatórios estão incluídos a troca periódica dos filtros, fluidos de freio e óleos lubrificantes, ficando o gerenciamento das atividades sob a responsabilidade da Secretaria de Administração, assim como já acontece com toda a frota pertencente à Prefeitura.

“A porcentagem elevada de veículos inoperantes, especialmente os 33% mencionados, levanta sérias preocupações sobre a eficiência das medidas de manutenção adotadas. No entanto, é importante ressaltar que isso não reflete a dedicação e o profissionalismo dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Araraquara, que continuam a desempenhar um papel fundamental na segurança da comunidade”, aponta o parlamentar.

Para ele, “a segurança dos nossos cidadãos não pode ser comprometida, e continuaremos pressionando por respostas detalhadas e ações imediatas para resolver esses problemas. Reconhecemos e valorizamos o incansável trabalho desses profissionais, que enfrentam desafios diários para proteger nossa comunidade. A população merece uma GCM operacional, equipada e pronta para cumprir sua missão de proteger nossos cidadãos”, conclui Angeli.