Home Política

Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

Primeira etapa começou com visita de estudantes da Emef “Waldemar Saffiotti”

0
O Parlamento Jovem é um projeto da Câmara Municipal de Araraquara, instituído em 2001, cujo principal objetivo é oferecer formação política aos jovens do 9º ano do Ensino Fundamental.

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar Saffiotti”. Nesta fase, a Escola do Legislativo, responsável pela organização do PJ, recebe, na Câmara Municipal, alunos de algumas escolas inscritas no projeto.

Durante a visita, foi realizada uma palestra sobre o Poder Legislativo, a organização da Casa de Leis e as funções dos vereadores, além disso os estudantes conheceram a estrutura do prédio, como Plenário, Saguão, Presidência, Galeria de Ex-presidentes e Gabinetes Parlamentares.

Para o professor de História Francisco de Paiva Lima Neto, que acompanhou a turma, a visita foi muito produtiva. “Foi uma oportunidade de os alunos conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo de perto. O conteúdo visto aqui vai ao encontro das aulas de História, quando eles aprendem sobre Montesquieu e a separação dos três poderes.”

A estudante Maria Eduarda Miranda dos Santos aproveitou a experiência. “A palestra foi muito explicativa. Gostei muito de aprender sobre o trabalho dos vereadores e conhecer o local onde eles ficam.”

A décima edição do PJ contará com a participação de 35 escolas. Para a etapa final, 18 escolas serão sorteadas e os estudantes participarão de uma Sessão Oficial da Câmara Municipal, quando poderão ser vereadores jovens por um dia, apresentando e votando propostas para melhorar a cidade e a sociedade local. A data prevista para essa sessão é 31 de outubro.

PARLAMENTO JOVEM

O Parlamento Jovem é um projeto da Câmara Municipal de Araraquara, instituído em 2001, cujo principal objetivo éoferecer formação política aos jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. O PJ possibilita aos estudantes a vivência do processo democrático, com caráter educativo, além de conhecimento sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo de uma maneira institucional e apartidária.