Início Política

Prefeitura inaugura Centro de Cultura Digital no Vale do Sol na sexta (19)

266
O projeto faz parte da reestruturação do antigo telecentro do Vale do Sol
Unidade, que fica anexa ao Cras da região, terá acesso gratuito à internet, cursos e oficinas na área da Tecnologia da Informação

A Prefeitura inaugura nesta sexta-feira (19), às 10h, o Centro de Cultura Digital “Beatriz Soler da Luz”. A unidade fica anexa ao Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do Vale do Sol, que fica na Rua José Palamone Lepre, nº 791, no Jardim Águas do Paiol.

Esse é o segundo Centro de Cultura Digital inaugurado pela Prefeitura. O primeiro, entregue em setembro do ano passado, funciona no CEU das Artes, no Jardim Indaiá, e já atendeu cerca de 180 pessoas nos cursos oferecidos.

O Centro de Cultura Digital é uma iniciativa da Coordenadoria do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico.

O projeto faz parte da reestruturação do antigo telecentro do Vale do Sol, que funcionava no local com 10 computadores. O espaço irá promover a inclusão digital e o desenvolvimento local da comunidade atendida, criando oportunidades de geração de trabalho e renda. O público-alvo são jovens e adultos que buscam oportunidade profissional no mundo digital.

“Essa reestruturação é uma demanda da população, que poderá utilizar esse espaço para elaborar currículo, fazer pesquisa na internet, um curso online. Vamos oferecer cursos e oficinas livres, inclusão digital para idosos. É também uma grande oportunidade para a juventude entrar no mundo digital e entender a Tecnologia da Informação como uma ferramenta imprescindível para pensar as questões do trabalho no futuro”, afirma a coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle.

O espaço também desenvolverá o projeto “Ensinando programação para crianças”, em parceria com o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo).

Homenagem
Beatriz Soler da Luz, que dá nome ao Centro de Cultura Digital do Vale do Sol, nasceu em São Bernardo do Campo, em 7 de maio de 1999, e mudou-se com a mãe e a irmã para Araraquara aos 4 anos.

Convidada e acolhida pelo avô materno, viveu sua infância ao lado dos amigos no Jardim das Estações. Ela estudou no CER Eloá do Valle Quadros e nas escolas estaduais Geraldo Honorato Azzi Sachs e Professor Antônio dos Santos.

Beatriz cursava o supletivo na escola Léa de Freitas Monteiro, dedicava-se ao trabalho em uma clínica de beleza e planejava fazer faculdade de Enfermagem. Após sofrer um acidente em julho de 2015, foi submetida a uma cirurgia e faleceu três anos depois, em 2008.