Home Destaques

Programa de internet gratuita será expandido em Araraquara

Informações foram fornecidas após requerimento da vereadora Fabi Virgílio (PT) 

66
A limitação do uso da Internet e sua não disponibilização de maneira gratuita colocam centenas de pessoas, especialmente as mais pobres, à margem da sociedade

A manutenção e a ocupação das praças e espaços públicos são pauta importante da Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada Frente Parlamentar de Direito à Cidade, presidida pela vereadora Fabi Virgílio (PT). Levando isso em consideração, no dia 8 de setembro, a parlamentar apresentou o Requerimento nº 849/2021 ao Executivo, solicitando informações sobre o funcionamento dos pontos de distribuição do sinal de wi-fi gratuito nas praças da cidade.

“Após a pandemia, a necessidade de ocupação de espaços públicos e de entretenimento, como é o caso das praças, terá papel de grande relevância para a população em geral, especialmente jovens em regiões periféricas da cidade. A limitação do uso da Internet e sua não disponibilização de maneira gratuita colocam centenas de pessoas, especialmente as mais pobres, à margem da sociedade. A pandemia ocasionada pela Covid-19 aprofundou essa desigualdade”, argumenta Fabi, lembrando que, segundo consta no site da Prefeitura, Araraquara possui um programacessoa que permite o acesso gratuito a moradores em 32 pontos da cidade.

Em resposta, a coordenadora executiva de Tecnologia da Informação, Juliana Sutani, e o técnico em serviços públicos (técnico em Informática) do Projeto Internet Gratuita, Julio Cesar da Cruz, esclareceram que o site institucional do programa apresenta uma previsão de até 32 pontos de acesso para o município, e dentro daquele número previsto, 17 pontos estão ativos, sendo direcionados a atender a municipalidade em suas residências. “Atualmente, os pontos denominados HotSpot que visam atender à municipalidade transeunte nas praças públicas estão em processo de reimplantação por motivos de depredação ou desgastes dos mesmos. Mas estamos expandindo o programa em mais 37 pontos de acesso.”

Os representantes da Secretaria Municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais lembram que também é levado sinal de wi-fi até os assentamentos. “Também estamos equipando as 15 unidades de ensino municipal fundamental com internet para os alunos.”

No documento da resposta, são apresentadas as relações dos pontos de acesso com equipamentos em funcionamento há cerca de 10 anos e dos locais onde está sendo concluída a implantação de rede wi-fi até o final de outubro. Estão incluídos pontos existentes anteriormente, mas que apresentaram problemas e não tiveram as devidas manutenções quando os problemas ocorreram, além de pontos onde antes não havia nenhuma estrutura de Internet.

“Importante frisar que toda esta estrutura é monitorada por nossa equipe técnica, na qual contamos com equipamentos de contingenciamento para substituição em caso de queima”, detalham.

Praças 

Sobre as praças, eles informam que “infelizmente, no momento, nenhuma praça possui sinal, mas estamos em fase de implantação, com previsão de conclusão até o início da segunda quinzena de novembro, quando concluiremos novo processo de interconexão da nossa rede de fibra, exceto o Parque Infantil, cuja previsão é até o final de outubro”. No documento, também há a relação das localidades que terão acesso até a data informada.

Sobre as condições dos locais onde os equipamentos serão instalados, eles explicam que ainda não há muitos detalhes ou acompanhamento dos mesmos, pois não se trata de serviços a serem monitorados pela Coordenadoria. “Nos prestamos, caso seja notada alguma intercorrência, a comunicar o setor responsável sobre tal situação, como, por exemplo, os constantes vandalismos na rede elétrica que ocorriam na Praça do Cecap. Esses atos foram recorrentes e se estenderam até a destruição dos equipamentos que distribuíam o sinal na referida praça.”

Segundo os representantes da Secretaria, para mais informações, é mantido o site institucional do programa (www.araraquara.sp.gov.br – ícone Internet Grátis em Painel de Serviços ou https://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal/ipt/).

Para dúvidas e suporte, os contatos podem ser feitos por e-mail ([email protected]), ou telefone e WhatsApp: (16) 3301-5149, das 9h45 às 13h e das 14h30 às 17h15. Há, ainda, um mapa interativo no Google Maps com a localização de cada ponto, que está em fase de atualização em https://goo.gl/eUnoHY.