Home Política

Troca de informações entre servidores públicos sobre a Escola do Legislativo Municipal

No encontro, servidores acenaram para possibilidade de parcerias entre as Casas de Leis

39
Servidores de Araraquara e Matão, troca de informações sobre a Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na manhã de quinta-feira (27), servidores da Câmara Municipal de Matão, que se reuniram, no Plenário, para trocar ideias sobre ações e projetos voltados para escolas e comunidade em geral.

Estiveram presentes o diretor de Comunicação da Câmara de Matão, Lucas Marcelino, o procurador jurídico Marcos Willian Araújo da Silva e o agente administrativo, responsável por Licitações e Contratos, Elias Caetano, que na oportunidade trouxeram a cópia da resolução que vai criar a Escola do Legislativo na Casa de leis.

A reunião propiciou o intercâmbio de ações e experiências entre os servidores, uma vez que, mesmo não tendo concluído a criação da Escola do Legislativo, a Câmara de Matão, desde 2021, desenvolve o projeto Parlamento Jovem junto a escolas, ONGs e outras instituições do município.

De acordo com Marcelino, o Parlamento Jovem da Câmara de Matão tem como público-alvo, jovens, com idade de 12 a 22 anos, diferentemente do PJ de Araraquara que é voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental.

“Iniciamos hoje mais uma etapa do PJ, dessa vez em parceria com a Prefeitura de Matão. Os jovens irão participar de atividades de aprendizado sobre a gestão municipal e serão motivados a realizar tomada de decisões públicas democráticas, a valorizarem a ciência e o combate à desinformação. Os aprendizados são mútuos porque eles serão preparados para o exercício da cidadania e a Câmara ganha com a escuta ativa da juventude”, contou Marcelino.

Para a servidora Ana Paula, da Escola da Câmara de Araraquara, um dos papeis da EL é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, gratuitas e abertas aos cidadãos e servidores públicos, sendo o PJ o carro-chefe da escola, por aproximar os jovens da política. “A possibilidade de os alunos vivenciarem essa dinâmica legislativa é muito enriquecedora e permite que os estudantes possam ter elementos para a prática da cidadania”, completou.

Os servidores de Matão se sentiram motivados diante da experiência exitosa da Escola do Legislativo de Araraquara e prometeram em breve a realização de acordos entre as Casas de Leis.