Home Seu Pet

Bem-Estar Animal recebe cerca de 200 denúncias por mês em Araraquara

Trabalho de fiscalização da coordenadoria foi abordado no ‘Canal Direto com a Prefeitura’ da segunda-feira (13)

74
Charlene Pereira, assistente técnica da coordenadoria e Ana Lúcia Ferreira Chaquine, gerente de inspeção, convidadas para entrevista no programa

O trabalho de fiscalização da Coordenadoria de Bem-Estar Animal foi o tema do “Canal Direto com a Prefeitura” de segunda-feira (13), transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura. As entrevistadas foram Ana Lúcia Ferreira Chaquine, gerente de inspeção, e Charlene Pereira, assistente técnica da coordenadoria.

Charlene iniciou o programa explicando que o munícipe pode relatar alguma denúncia para a Ouvidoria Geral do Município. O fato é repassado aos fiscais da coordenadoria, que depois vão até o local e averiguam o caso.

Destaca-se que são recebidas, em média, de 180 a 200 denúncias por mês, o que totalizou quase 2.500 ocorrências durante o ano passado. Entretanto, nem todas as denúncias procedem ou ensejam o recolhimento dos animais.

As denúncias mais comuns, segundo a assistente técnica, são de animais que estão acorrentados, de colônias de gatos e de animais que ficam sozinhos e necessitando de cuidados durante viagem do tutor.

O telefone da Ouvidoria, (16) 3301-3130, atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. No período inverso (16h30 às 7h30) e também aos sábados, domingos e feriados, o atendimento é pelo plantão, quando só são recolhidos os animais que estão dentro do protocolo (prenhas, idosos debilitados, filhotes, machucados e doentes). O número do plantão é o (16) 99993-8232.

“Se existe um local que está tendo vários gatos, que estão criando, a população avisa a gente desse problema, a gente empresta as gatoeiras, pede para a equipe ir de manhã recolher os animais que foram aprisionados, castra e no outro dia devolve no local. Aprisionar os animais não é a melhor saída. A saída é manter o animal de forma comunitária, mas sem procriar. A gente não quer usar o serviço da Prefeitura para fazer depósito de animais. O intuito é controlar a natalidade e, dessa forma, promover o bem-estar dos animais, mesmo estando na rua”, afirmou a gerente Ana Lúcia. São cerca de 600 animais abrigados no Bem-Estar Animal no momento em que aguardam uma família.

ADOÇÃO

As entrevistadas adiantaram que o Bem-Estar Animal realizará uma campanha de adoção de animais junto com um desfile de Carnaval em 4 de março no Parque Infantil, região central de Araraquara.

Além das campanhas pontuais realizadas, a adoção também pode ser feita no próprio Bem-Estar Animal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, e no Canil Siciliano, parceiro da Prefeitura, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.

A Coordenadoria de Bem-Estar Animal fica dentro do Parque do Pinheirinho (Avenida Francisco Vaz Filho, s/n, Jardim Pinheiros). Já o Canil Siciliano é localizado na Avenida Antônio Orlando, nº 541, no Jardim Brasília.