Home Seu Pet

Hipertensão arterial em cães e gatos

308

A hipertensão arterial é uma doença sistêmica, muito comum em cães e gatos, caracterizada pela alta pressão que o sangue exerce para caminhar dentro dos vasos sanguíneos. Na maioria das vezes não causa sintomas, dificultando o tutor de identificar a sua presença.

O diagnóstico da hipertensão arterial é algo simples, porém a falta de hábito de mensurar a pressão arterial dos cães e dos gatos pelo médico veterinário faz com que seja uma doença pouco diagnosticada.

A pressão alta está relacionada, na maioria das vezes, com alterações cardíacas, distúrbios renais e endócrinos, principalmente em animais obesos, que o risco de hipertensão arterial eleva-se significativamente. Os achados clínicos mais comuns são: cegueiras, descolamento de retina, convulsões, síncopes (desmaios) e sangramento nasal.

Tão importante quanto tratar a hipertensão arterial é descobrir sua causa. Exames complementares devem ser realizados, tais como: ultrassom abdominal, hemograma, função renal, função hepática, eletrólitos, ecocardiograma e eletrocardiograma.

Atualmente existem duas técnicas para mensuração da pressão arterial sistólica: não invasiva e invasiva. A não invasiva, como mostra a imagem abaixo, não é necessário o uso de sedativos, sendo realizada no consultório médico, já a técnica invasiva, é indicada para pacientes internados ou que se encontram em procedimento cirúrgico.

As doenças associadas com hipertensão arterial sistêmica são mais frequentes em pacientes geriátricos, sendo, portanto pertinente um acompanhamento da pressão arterial em animais com idade igual ou superior a 7 anos de idade. Lembrando que a maior sobrevida do paciente esta diretamente relacionada com a prevenção de doenças.

M.V. Higor Pitol de Oliveira

CRMV 19.059