Home Seu Pet

Quais são os melhores pets para quem mora em apartamento?

Twister, furão, peixe, gato e cachorro estão na lista dos bichos de estimação recomendados para quem vive nesse tipo de imóvel

250
O Pug é uma das raças mais procuradas por quem vive em apartamento

Morar em um apartamento não significa que você e sua família devem abrir mão de ter um pet. A responsabilidade pode parecer maior, mas não é porque o morador de uma casa tem um pátio para seu animal de estimação que isso faz dele um dono cuidadoso.

Alguns animais precisam de mais espaço, outros são mais independentes, mas a necessidade comum a todos eles é o carinho e atenção de seus pais ou donos. É preciso saber o básico de como criar um animal em condomínio.

Quais são os cuidados de animais para condomínios, e os que mais combinam com o aconchego e a segurança de um apartamento? A seguir, vamos listar os melhores pets para apartamentos.

1- Twister

O twister é o famoso ratinho de laboratório. Mas não se confunda com o papel que lhe foi estabelecido: ele é um pet como vários outros, apegado ao seu dono e que adora brincadeiras. Pequenino, é ideal para um apartamento. Ainda assim, ele exige responsabilidades, então se você não tem muito tempo disponível para ele, é melhor abrir mão da ideia. Além da alimentação e da higiene, o twister necessita de estímulos e carinhos, ou então ele adoece. Agora, com uma rotina saudável e divertida, esse ratinho é um dos melhores pets para apartamento.

2 – Furão

O furão é um animal de estimação peludo, fofinho e tranquilo. Ele passa quase todo seu dia em uma gaiola, sendo um pet ideal para apartamentos pequenos. Mas apesar de curtir sua casinha, o furão precisa de ao menos 3 horas solto para se divertir e gastar toda sua energia. O furão é sociável e carinhoso, por isso dedique parte do seu tempo para agradá-lo.

3 – Peixes

Além de um belíssimo elemento decorativo, o aquário é o teaser perfeito de um passeio ao fundo do mar. Para fãs da natureza, assistir aos peixes passearem por um aquário bem equipado é como ter uma versão em miniatura do NatGeo na sua casa. Os peixes são silenciosos e seus movimentos são suaves e coreografados. As texturas de espécies diferentes também são um espetáculo à parte.

Mas para garantir uma vida duradoura aos peixes, a manutenção do aquário é essencial, com os equipamentos ideais, testes de água recorrentes e porções diárias de ração. Peixes são diferentes, então se você pretende investir em um aquário, se prepare para assumir a responsabilidade e terá sempre um show particular para contemplar.

4 – Gato

Parece que o gato foi feito para o apartamento, não é mesmo? Adotar um felino é garantia de muita diversão, amor e carinho. Ao contrário do que dizem, o gato não é um animal frio, ele é apegado aos seus tutores. O que acontece é que dependendo do bichano, sua personalidade pode ser mais independente. E isso não tem o mesmo significado que distância.

Gatos adoram desbravar suas savanas particulares: normalmente os ambientes do apartamento. Não se surpreenda ao encontrar uma bolinha de pelos enrolada em uma das suas gavetas. E se você puder oferecer artefatos de diversão para os felinos, como arranhadores e caixas de papelão, provavelmente conseguirá poupar o seu sofá das garras de seu pet.

Esse pet é muito inteligente, e bastante autônomo no que diz respeito à higiene. Gatos são os animais mais asseados. E facilmente se adaptam às caixas e tapetes de areia e granulados para suas necessidades. E se você esquecer da ração, ele vai dar um jeito de lembrar você. O mais importante é garantir a proteção desse aventureiro nato protegendo janelas, varandas e sacadas com telas específicas.

5 – Cachorro

Apesar de muitas vezes dividir opiniões, ter um cachorro em apartamento é perfeitamente possível, ainda que algumas raças tenham uma predisposição maior a viver em espaços fechados. Com tantos cãezinhos em situação de abandono, será mesmo que viver em um apartamento é pior que não ter tutores cheios de amor para dar e receber?

A primeira sugestão para quem quer adotar um pet é sempre os vira-latas. Astutos, fiéis e brincalhões, um vira-lata pode se adaptar a um apartamento desde filhotes até em idades mais avançadas. Muitas pessoas usam seus apartamentos como lares de passagem para cães que estão em adoção. Outra atitude inspiradora parte das pessoas que adotam cachorros mais velhos para que possam viver em paz seus últimos anos.

Mas se você procura um pet com tamanho e comportamento mais específico, existem raças mais apropriadas para companhia, e que se adequam a apartamentos e condomínios. Algumas delas são Chihuahua, Pinscher Miniatura, Poodle, Yorkshire, Spitz Alemão, Bulldog Francês, Pug, Dachshund, Shih Tzu, Basenji, Boston Terrier, Shiba Inu, Galgo Italiano, Golden Retriever, Dogue Alemão e Border Collie.

Como podemos ver, são cães de tamanhos e temperamentos diferentes, mas muito apegados aos tutores e que podem ser adestrados. Vale lembrar que não é porque o cachorro mora em um apartamento que ele consegue ficar o dia inteiro ali. Na verdade, passeios e atividades físicas são fundamentais para todos os tipos de cães, assim como uma dieta balanceada com a ração apropriada. (com Band)