Home Artigo

A Cultura para uma cidade.

Por Endrigo Zapata

4

A cultura desempenha um papel fundamental na vida humana. Ela, por exemplo, transcende as salas dos museus para se tornar uma expressão intrínseca de cultura, de emoção e de criatividade.

Quando um prefeito decide atuar e transferir do papel para a realidade os investimentos em cultura, isto quer dizer que esse gestor está comprometido com a cidade, com as novas gerações e com novas oportunidades de crescimento humano

Além de proporcionar prazer visual, a cultura serve também como uma poderosa forma de comunicação, transmitindo ideias, narrativas e perspectivas únicas. Ela desafia, ela questiona, ela estimula a reflexão e ajuda a promover uma compreensão mais profunda do mundo ao nosso redor.

Por exemplo, através da pintura, da escultura, da poesia, da música, da dança e de outras manifestações, a arte oferece um meio de auto expressão, permitindo que indivíduos e comunidades compartilhem suas identidades, experiências e aspirações.

Tudo isso permite uma reflexão, no sentido de que a gestão pública esteja envolvida em restaurações e reconstruções do passado com uma visão republicana do futuro.

(*)Endrigo Zapata é pedagogo, produtor cultural, ligado aos Movimentos Sociais dos Trabalhadores Rurais e escreve para o RCIA ARARAQUARA.

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR