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Não existe cliente fiel, é você quem é fiel ao cliente

Por Emerson Pádua

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É comum as empresas reclamarem que a venda está em queda, que os clientes sumiram, que ninguém está comprando, que o povo está sem dinheiro e por ai vai…, uma das explicações está na ausência da VENDA ATIVA que é substituída pela VENDA PASSIVA.

A Venda Passiva ocorre quando a empresa abre as portas e espera o cliente tomar a decisão de escolher onde ele quer comprar produtos e serviços.

Em meus treinamentos sempre oriento o empresário a criar um relacionamento ativo com seus clientes e potenciais clientes mesmo antes deles decidirem por comprar.

Um exemplo básico que sempre cito é do posto de combustível.

Certa vez parei meu carro para abastecer e o diálogo foi assim:

 (Frentista): FALA PATRÃO

(Eu): R$50 de gasolina

(Frentista): CARTÃO OU DINHEIRO?

(Eu): Cartão

(Frentista): ENTÃO NÃO É NESTA BOMBA NÃO. (Ele me indicou outra bomba)

Após abastecer e realizar o pagamento ele me perguntou se eu queria minha via do cartão e se despediu com OBRIGADO.

Quem tomou a decisão de abastecer naquele posto fui eu (Venda Passiva), e ele se quer perguntou meu nome, não me ofereceu nenhuma água ou café na loja de conveniência.

Em menos de 3 dias estava eu abastecendo novamente o carro porém em outro posto e assim ocorre com a maioria da população que não é fidelizada.

Dica: Faça o sorteio de algo que você vende no seu estabelecimento e entregue cupons com 3 informações básicas para os consumidores preencherem: NOME – WHATSAPP – NASCIMENTO.

Monte um banco de dados de pelo menos 5 mil nomes e aproveite para promover situações que favoreçam em especial os aniversariantes do mês.

Emerson Pádua, Consultor & Palestrante, escreve para o RCIARARAQUARA

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