Home Artigo

O Brasil que cresce nas mãos dos produtores rurais

Por Maria Emília de Oliveira Souza Taddei

140

O primeiro encontro das Mulheres do Agro Araraquara deu-se pouco antes da chegada da pandemia ao Brasil e a partir daí, nos mantivemos conectadas, mesmo que à distância.  Todos nós passamos pelos “Lockdowns”, que nos foram determinados e mesmo quando o país parava, o setor Agro continuava trabalhando, dando uma grande demonstração de responsabilidade social e patriotismo alimentando o povo brasileiro e o mundo. Acompanhamos a eficiência comprovada do setor, em protocolos sanitários assegurando a entrega de alimentos em escala e com a sanidade exigida ao consumo humano.

No entanto, esse mesmo agro vem sendo atacado e diminuído por muitos influenciadores que, espalham informações deformadas ou falsas, que confundem a opinião pública e colocam em dúvida a responsabilidade ambiental dos produtores rurais. “Fakes” substituem fatos e aí viram mitos, crendices, que se alastram pela população do Brasil e de fora dele.

Assim, é preciso que nos manifestemos, apresentando às pessoas verdades sobre o Agro, que não pode mais se manter silencioso, apenas trabalhando, como sempre fez.

Nesses novos tempos, quando já pensamos em usar expressões como pós-pandemia, se estabelece em rodas de conversas, muitas vezes, um clima de verdadeira histeria ao se falar em assuntos como: gases de efeito estufa ou ainda na larga produção de carne e grãos no Brasil atribuindo-se inverdades ao nosso setor. Nos falta uma narrativa no sentido de promovermos os atributos do setor agro brasileiro, de forma assertiva, para esclarecermos questões mal interpretadas ou mesmo completamente distorcidas da realidade do nosso dia–a–dia.

É necessário contarmos pras pessoas que, o desenvolvimento de tecnologias nos permitiu inúmeras conquistas. Pudemos produzir mais e assim, deixamos de ser importadores de alimentos e passamos à posição de potência agrícola, em uma geração.

Nós somos as pessoas que compõem o setor produtivo mais moderno do mundo, que vem transformando a economia brasileira. Formamos uma verdadeira legião de produtores rurais conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente, em relação à sua produção de alimentos e à sustentabilidade do sistema como um todo.

Os produtores rurais não podem continuar trabalhando calados, enquanto outros imputam inverdades ao agro. Esse é um setor que respeita à legislação, que produz e conserva o meio ambiente de forma equilibrada. Para nós, não pode haver incompatibilidade entre produção e conservação para que haja sucesso nos negócios, as duas atividades caminham juntas coordenadas por gente séria. Há sim exceções, como em qualquer outro segmento que, precisam e devem ser corrigidas, mas o Brasil que cresce nas mãos dos produtores rurais é saudável e garante um solo fértil aos seus filhos.

Assim as Mulheres do Agro Araraquara começam aqui a usar as mídias sociais das quais dispõem e demais meios de comunicação, para promoverem os verdadeiros atributos do agro brasileiro que atua sim, com responsabilidade social e patriotismo, para continuar alimentando os brasileiros e o mundo!

*Maria Emília de Oliveira Souza Taddei, é empresária do agronegócio, associada do Sindicato Rural e integrante do Grupo Mulheres do Agro Araraquara

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR